Postado por - Newton Duarte

Sul-Americano Sub-20: Brasil bate o Paraguai por 2 a 0 e embola hexagonal decisivo

Brasil bate o Paraguai por 2 a 0 e chega à primeira vitória no hexagonal

O Brasil chegou ao seu primeiro triunfo no hexagonal final do Sul-Americano nesta quinta-feira, ao vencer o Paraguai por 2 a 0 pela 2ª rodada. Na partida que aconteceu no estádio do Nacional, em Montevidéu, as duas seleções de estudaram muito na primeira etapa e foram para o intervalo empatando sem gols. No segundo tempo, no entanto, a equipe brasileira conseguiu pressionar os adversários e, aos 20 minutos, Yuri abriu o marcador. Os paraguaios começaram a pressionar e, em contra-ataque, Marcos Guilherme fez bonito gol, fechou o placar e garantiu a vitória.

Com o resultado, o Brasil vai a quatro pontos e assume a liderança provisória do hexagonal final. A Argentina, única a vencer na 1ª rodada, enfrenta a Colômbia na noite desta quinta-feira para tentar retomar a ponta.

O jogo- O primeiro tempo começou truncado, com as duas equipes disputando a bola no meio-campo e fazendo algumas faltas. O Brasil teve a primeira chance aos quatro minutos, com chute de Gabriel da entrada da área, mas a bola desviou na zaga e saiu.

A resposta do Paraguai veio dois minutos depois. Após troca de passes na entrada da área brasileira, Santacruz chutou para boa defesa de Marcos. Nos minutos seguintes, a partida seguiu no ritmo inicial, com muita disputa no meio e pouca criatividade nos setores ofensivos de ambas as equipes.

Brasil e Paraguai fizeram um primeiro tempo muito disputado no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu - AFP

As defesas marcavam forte, e os ataques encontravam dificuldades em acertar o último passe. Diante desse cenário, Brasil e Paraguai levaram o placar zerado para o intervalo.

A primeira grande oportunidade do Brasil na segunda etapa aconteceu aos 18 minutos. Marcos Guilherme recebeu bom passe pela esquerda, chutou com efeito da entrada da área e viu a bola bater na trave direita da meta paraguaia antes de a zaga afastar. No minuto seguinte, após confusão na área adversária, Marlon chutou cruzado da entrada da área e Benitez salvou o Paraguai em cima da linha.

A pressão brasileira deu resultado aos 20 minutos. Após cruzamento de escanteio pela esquerda, houve desvio no segundo pau que devolveu a bola para o meio da área. Yuri Mamute dominou e bateu no canto direito, sem dar chances para Echagüe, e abriu o placar para a Seleção.

No fim da partida, o Paraguai tentava pressionar o Brasil para chegar ao empate. Mas, aos 32 minutos, após contra-ataque canarinho, Marcos Guilherme recebeu a bola pela direita, invadiu a área e bateu com força para ampliar o placar. A partir de então os paraguaios tentaram intensificar a pressão mas, imprecisos no ataque, davam espaço para mais contragolpes brasileiros. Mas o resultado persistiu e o apito final deu a liderança provisória do hexagonal ao time canarinho.

Yuri Mamute (à esquerda) e Marcos Guilherme (à direita) marcaram os gols do Brasil contra o Paraguai - AFP