Postado por - Newton Duarte

Sul-Americano Sub-20: Brasil goleia Peru e é líder provisório

Brasil deslancha no segundo tempo, goleia o Peru e é líder provisório

O Brasil goleou o Peru por 5 a 0 na tarde desta quarta-feira, em jogo válido pela 4ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano sub-20. Após um primeiro tempo fraco, a equipe brasileira voltou melhor do intervalo e, com dois gols de Thalles, um de Nathan, um de Malcom e um de Léo Pereira, construiu o resultado na etapa complementar.

A vitória sobre o Peru foi, que foi a segunda do Brasil em quatro jogos neste hexagonal final, levou a Seleção a sete pontos na tabela e à liderança temporária da fase decisiva do Sul-Americano. Argentina e Uruguai, que têm a mesma pontuação, ainda enfrentam Paraguai e Colômbia, respectivamente, nesta quarta-feira. Já os peruanos continuam na lanterna, com quatro derrotas.

Na partida desta quarta, Alexandre Gallo armou o Brasil com: Marcos, João Pedro, Nathan Cardoso, Léo Pereira e Caju; Walace, Lucas Evangelista (Thalles) e Gerson (Malcom); Kenedy, Yuri Mamute e Marcos Guilherme. Já o Peru, comandado por Víctor Rivera, foi representado por: Prieto, Perleche (da Silva), Bernaola, Abram e Cossio; Rostaing, Zurek (Peña), Garcés, Aquino e Ugarriza; Succar.

O jogo - As seleções começaram se estudando no Centenário. O Peru tinha mais iniciativa ofensiva, enquanto o Brasil aproveitava os desarmes para tentar contra-atacar, mas errava muitos passes. A primeira chance da partida aconteceu aos sete minutos, pelo lado peruano. Rostaing cobrou falta no canto esquerdo da área brasileira com efeito, buscando o ângulo da meta canarinho, e forçou bela defesa do goleiro Marcos.

A partir dos 10 minutos, o Brasil conseguiu tocar mais a bola e desenvolver seu jogo, com Marcos Guilherme pelo setor ofensivo direito e Yuri Mamute pela esquerda. Assim, a equipe brasileira passou a conseguir se aproximar da área adversária, mas ainda encontrava dificuldades em criar chances claras de gol.

A primeira etapa da partida foi equilibrada, com poucas chances de gol tanto do Brasil quanto do Peru - AFP

No restante do primeiro tempo, o Brasil continuou aparecendo mais no campo de ataque e chegando às redondezas da área peruana, mas sem conseguir ameaçar o goleiro Prieto. Já o Peru investia nos contra-ataques, mas também não conseguiu superar Marcos antes do intervalo.

O Brasil começou a segunda etapa com o atacante Thalles no lugar de Lucas Evangelista. Assim, Marcos Guilherme passou a jogar na meia. Logo aos três minutos, após tabela pela esquerda, Thalles cruzou para o meio da área e a zaga deu rebote. Nathan aproveitou a sobra e empurrou a bola para o fundo do gol para abrir o placar.

Logo no início do segundo tempo, o meia Nathan aproveitou rebote da zaga peruana para abrir o placar - AFP

Os brasileiros continuaram buscando o jogo e, aos 11 minutos, conseguiram ampliar a vantagem no marcador. Após boa chegada novamente pela esquerda, a zaga do Peru afastou, mas a bola sobrou na meia-lua para o atacante Thalles, que chutou com força no canto esquerdo da meta adversária, sem chances para Prieto.

Sem deixar os peruanos respirarem, o Brasil chegou ao terceiro gol aos 17 minutos, novamente com chute de fora da área, e novamente com Thalles. O atacante tentou virada de jogo pela direita no meio-campo. A defesa bloqueou, mas o rebote ficou nos pés do brasileiro que, da intermediária, soltou um canhão no canto esquerdo de Prieto para marcar seu segundo gol.

O camisa 9 Thalles entrou no lugar de Lucas Evangelista e marcou duas vezes na goleada brasileira - AFP

Aos 20, Malcom, atacante do Corinthians, entrou no lugar de Gerson. Em uma de suas primeiras participações no jogo, ele recebeu bom passe em profundidade de Kenedy, invadiu a área sozinho, driblou o goleiro e rolou para o fundo das redes para fazer o quarto gol brasileiro. Ainda cabia mais. Aos 37 minutos, após cruzamento em cobrança de falta feita pelo próprio Malcom, Léo Pereira cabeceou para fechar o placar: 5 a 0 Brasil.