Postado por - Newton Duarte

Sul-Americano Sub-20: Brasil se despede sendo goleado pela Colômbia; Assista

Brasil se despede com revés para Colômbia e nova acusação de racismo

A Seleção Brasileira sub-20 deu mais uma prova de que o futebol pentacampeão do mundo necessita urgentemente de uma reformulação - não bastou o placar de 7 a 1 sofrido na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Na despedida do Campeonato Sul-Americano da categoria, disputado no Uruguai, a equipe canarinho proporcionou outro vexame: foi derrotada na noite deste sábado por 3 a 0 pela Colômbia.

Com o resultado, o Brasil encerra o torneio na modesta quarta colocação, com sete pontos e a última vaga para o Mundial da categoria. No hexagonal decisivo, o time do técnico Alexandre Gallo obteve vitórias apenas contra Paraguai e Peru. Além da Colômbia, foi derrotado pela Argentina. Por fim, empatou com o Uruguai.

Como já havia ocorrido anteriormente em solo uruguaio, jogadores brasileiros reclamaram de manifestações racistas no confronto deste sábado. Desta vez, a denúncia partiu daqueles que integravam o banco de reservas da equipe.

As reclamações dos brasileiros já haviam sido registradas em outras partidas. Em confronto contra o Uruguai, o meia Marcos Guilherme sinalizou ter sido chamado de “macaco” por um adversário.

Na derrota para a Argentina, o caso foi um pouco diferente. Segundo os atletas brasileiros, as ofensas partiram da torcida adversária.

Em campo, a Colômbia definiu a vitória deste sábado na etapa complementar. Aos 12 minutos, Barrera abriu o placar. No fim da partida, a velocidade rendeu mais dois gols aos adversários brasileiros: ambos marcados por Rodríguez, em jogadas de contra-ataque.

Seleção Brasileira foi envolvida pela velocidade da Colômbia na despedida do Sul-Americano sub-20 – AFP

Brasil: Marcos, João Pedro, Nathan Cardoso, Léo Pereira e Caju; Walace (Eduardo Henrique), Lucas Evangelista e Nathan (Gabriel); Yuri Mamute (Malcom), Thalles e Marcos Guilherme.

Definição do título – A Argentina garantiu o título do Sul-Americano sub-20. Na noite deste sábado, superou a pressão de enfrentar o Uruguai, dono da casa, para vencer por 2 a 1. Além da conquista, os Hermanos asseguraram a presença nos Jogos Olímpicos de 2016.

O resultado foi bom para a Colômbia, que assegurou o vice-campeonato da competição. Além disso, o país irá para a repescagem das Olimpíadas. O Uruguai, por sua vez, só garantiu a classificação para o Mundial sub-20, previsto os meses de maio e junho, na Nova Zelândia.