Postado por - Newton Duarte

Superação: Extenuada, Queniana termina Maratona engatinhando; Assista

Queniana recusa cadeira de rodas e completa maratona engatinhando

A queniana Hyvon Ngetich perdeu nos últimos metros a vitória da Maratona de Austin, nos Estados Unidos, mas foi o destaque da corrida realizada no domingo. Depois de liderar toda a prova, a atleta não suportou o esforço e caiu no meio da rua. Voluntários ofereceram uma cadeira de rodas para ela cruzar a linha da chegada, mas a corredora recusou e usou o que lhe restava de forças para concluir sua passagem pelos 42 quilômetros.

Hyvon, de 29 anos, engatinhou nos últimos metros, recebeu o apoio do público e conseguiu terminar a Maratona na terceira colocação, em 3h04min02. A vitória ficou com a compatriota Cynthia Jerop, com o tempo de 2h54min21.

"Eu estava ganhando bem. Estava 500 metros na frente. Eu olhava para trás e não via ninguém. Mas nos últimos dois quilômetros, eu não lembro nada. Nem tinha ideia de onde estava linha de chegada. Graças a Deus eu consegui cruzá-la", disse Hyvon. Assim que completou a prova, ela recebeu assistência médica imediatada.

Sensibilizado pelo esforço feito pela queniana, o diretor da prova, John Conley, decidiu aumentar a premiação da corredora. Ela recebeu o mesmo valor dado à segunda colocada, a local Hannah Steffan. O valor não foi divulgado.

"Quando ela virou a esquina, com as mãos no joelho e depois rastejando foi algo que nunca havia visto em 43 anos que estou envolvido no esporte", disse ao canal Fox 7, de Austin.

Depois, ele dirigiu algumas palavras à Hyvon.

"Você fez a corrida mais corajosa que eu já vi em toda minha vida. Você merece todas as honras, então vou ajustar a sua premiação, como se você tivesse sido a segunda colocada", afirmou.

A cena lembrou a história de Superação de Gabrielle Andersen na Olimpíada de 1984 em Los Angeles