Postado por - Newton Duarte

Superação: Joia da Base teve que superar desconfianças e luta contra balança

Atacante do Bahia na Copinha teve que superar dispensas e luta contra balança

Geovane Itinga - Reprodução

Ser aprovado em uma peneira não é tarefa fácil. São vários sonhos disputando um único espaço. Pois Geovane Itinga foi dispensado quatro vezes em peneiras. Destaque do Bahia na Copa São Paulo, enfrentou dificuldades com o peso. Sedentário na infância, ele teve que enfrentar a balança. Apenas na quinta peneira, conseguiu vencer as adversidades e integrar o elenco baiano. E teve a ajuda de um grande personagem nessa história: o seu pai.

– Fui dispensado em quatro peneiras pelo fato de estar gordinho. Pensei em desistir do futebol, queria apenas jogar por diversão, com meus amigos no bairro onde moro (Itinga,  motivo do apelido, na Bahia). Mas meu pai foi um grande incentivador, queria que eu realizasse um sonho e sempre me apoiou nos momentos mais difíceis – afirmou, emocionado.

As dispensas ficaram para trás. Hoje elas só estão na memória de um garoto com sorriso fácil no rosto. Com a nova oportunidade, ele não poderia desperdiçar. Dedicou aos treinamentos e às readequações alimentares para mostrar no Fazendão, onde o Bahia tem um CT, o que mais sabia fazer nos campinhos de seu bairro: gols.

Atacante Tricolor tem passagens pela seleção brasileira sub-15 e sub-17 (Foto: Arquivo pessoal)

Geovane Itinga representou a seleção brasileira em alguns campeonatos (Foto: Arquivo pessoal)

Ganhei uma oportunidade em um jogo e fiz dois gols. Foi um momento de muita felicidade. Ali, percebi que estava no caminho certo – conta.

A inspiração de Itinga para balançar as redes vem de outro camisa 9, que vem se destacando no futebol mundial: Luis Suárez. Por vestir o mesmo número e ter as mesmas características do atacante uruguaio, Geovane mira uma possível parceria.

– Me inspiro no Luís Suárez. É um jogador fantástico, que tem presença de área, bom cabeceio, gosta de fazer gols. Posso destacar que também tenho essas características e por isso a inspiração só tende a crescer. E quem sabe, futuramente, eu possa fazer uma parceria com ele no ataque – disse.

Seleção sub-15 e sub-17:

Após se destacar na categoria de base do Bahia, veio aquilo que ele próprio considera como a "maior oportunidade". Foi convocado por Caio Zanardi para integrar a seleção brasileira sub-15, em 2013, e a sub-17, em 2015. Agora o atleta mira uma vaga na seleção principal.

– Tive a felicidade de ser convocado pelo Caio Zanardi para defender a seleção. Quando me avisaram, fiquei sem reação, a ficha parecia não ter caído. Uma grande oportunidade, talvez a maior. Agora é manter o foco no trabalho, fazer meus gols, ajudar meus companheiros e chegar à seleção principal, que é o meu maior sonho – afirmou.