Postado por - Newton Duarte

Surf Brasileiro domina as águas do Hawaii: Mineirinho é Campeão do Mundo

Mineirinho aproveita revés de Fanning e mantém título mundial no Brasil

A dupla brasileira brilhou no último dia do Pipe Masters, no Havaí (foto: WSL / Kirstin Scholtz)

O brasileiro Mineirinho é o novo campeão mundial de surfe (foto: WSL / Kirstin Scholtz)

O início da noite desta quinta-feira apresentou o novo campeão mundial de surfe: natural do Guarujá, Adriano “Mineirinho” de Souza conquistou o título com vitória sobre Mason Ho e revés de Mick Fanning diante de Gabriel Medina, vencedor no ano passado. Deste modo, o troféu permanece dentre os surfistas brasileiros.

Embora não tenha repetido o feito de dezembro de 2014, Medina conquistou a Tríplice Coroa Havaiana, prêmio entregue ao melhor das três competições realizadas em Oahu, no Havaí. Além disso, o Pipe Masters ainda terá dois finalistas brasileiros, confirmando a boa fase dos surfistas nacionais.

Graças a um aéreo nos últimos segundos da bateria, Medina virou a disputa diante de Mick Fanning e acabou vitorioso por 11.33 a 10.36. Desta maneira, abriu caminho para o troféu de Mineirinho, que superou Mason Ho em 6.83 a 4.70. Os tubos não foram frequentes, mas o brasileiro superou o obstáculo com manobras e levou o título.

O Pipe Masters chegou ao fim. Além de definir o campeão mundial, a competição ainda seguiu com a grande final nesta quinta-feira, vencida pelo próprio Mineirinho sobre o compatriota Gabriel Medina. Um curioso confronto entre os dois últimos melhores surfistas do planeta, no qual o Brasil só teve a ganhar.

Veja a homenagem do WSL ao novo campeão mundial de surfe:

Medina celebra Tríplice Coroa e vê Mineirinho exaltar exemplo de Fanning

A dupla brasileira brilhou no último dia do Pipe Masters, no Havaí (foto: WSL / Kirstin Scholtz)

A dupla brasileira brilhou no último dia do Pipe Masters, no Havaí (foto: WSL / Kirstin Scholtz)

A tempestade brasileira está em alta no Havaí. Nesta quinta-feira, Adriano “Mineirinho” de Souza celebrou a conquista do título mundial e do Pipe Masters. Detentor do troféu no ano passado, Gabriel Medina foi premiado com a Tríplice Coroa do WSL. Juntos no pódio em Pipeline, os compatriotas tiveram muitos motivos para agradecer.

“Da minha perspectiva, ele [Mick Fanning] era o melhor surfista do evento inteiro. Eu acho que Deus abençoou o meu caminho, significa muito para mim trazer esse troféu para casa. Em uma parte do ano, Mick era o que mais merecia o título. Para mim, é o homem mais forte que já conheci em toda a minha vida”, elogiou Mineirinho.

Sete anos mais velho do que Medina, campeão no ano passado, o atual melhor surfista do mundo não parou por aí. “Ele era um campeão tão legítimo. Para mim, foi um grande aprendizado assisti-lo da praia. Cara, o sonho chegou. Sou muito abençoado. Ter a oportunidade de competir contra o meu ídolo foi único. Acho que venci o melhor evento de toda a minha vida”, prosseguiu o atleta do Guarujá.

Mesmo sem o título mundial neste ano, Medina não deixou a praia com as mãos vazias. Desta vez, o surfista de 21 anos levou para casa o troféu da Tríplice Coroa Havaiana, prêmio destinado ao melhor desempenho nas três competições realizadas em Oahu, no Havaí.

“Ser o primeiro brasileiro a vencer a Tríplice Coroa era a minha meta, na verdade. E eu consegui a pontuação no último minuto!”, comemorou o primeiro brasileiro a conquistar o Mundial. “Esse ano foi difícil para mim, porque comecei muito mal, perdi quatro eventos e disseram que eu não teria chances de competir pelo título mundial. Já sou agradecido só por vir ao Havaí e ser parte da briga pelo título”, continuou, sem se esquecer de exaltar o novo campeão.

“Sei que o Adriano tem sonhado por anos e fez tudo o que pôde para conquistar o título”, disse Medina. Vale destacar que os elogios foram recíprocos: momentos antes, Adriano de Souza já havia destacado o colega. “Eu disse para o Gabriel na água: sem ele, não seria campeão. Ele me mostrou o caminho para chegar aqui. Então muito obrigado, Gabriel, por me mostrar como ser campeão”, agradeceu Mineirinho.