Postado por - Newton Duarte

Tabu e pimenta: Bahia e Vitória se enfrentam na AFN

Tabu e pimenta: Bahia e Vitória se enfrentam nesta quarta na Fonte Nova

Rubro-Negro não perde um jogo para o maior rival desde o Campeonato Baiano de 2011. Declaração de Feijão esquentam o jogo pela Série A

Se clássico bom é aquele que precisa de provocação e um molho extra, o Ba-Vi desta quarta-feira tem tudo para ser um jogo imperdível.  Bahia e Vitória vão entrar em campo às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, com todos os ingredientes para um grande derby. Tabu, provocações e pensamentos distintos fazem parte da preparação para o jogo desta quarta-feira, válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Vitória vai para o jogo com um histórico recente favorável. A última vez em que o Rubro-Negro perdeu para o seu maior rival foi no dia 1º de maio de 2011, pelo Campeonato Baiano. Neste período, foram nove partidas disputadas. Cinco empates e quatro triunfos rubro-negros. Neste ano, o Leão conseguiu vitórias históricas: 5 a 1 e 7 a 3.

Os números, no entanto, ficaram um pouco de lado devido aos personagens. Na última segunda-feira, Feijão declarou que tinha nojo e raiva do Vitória. A declaração não agradou na Toca do Leão. Michel criticou o companheiro de posição e disse que a frase poderia levar um atleta do Rubro-Negro a entrar duro no volante do Bahia.

Para o Tricolor, mandante nesta quarta, a partida tem um valor ainda maior. O Bahia não vence há três rodadas e já vê a zona de rebaixamento de perto. Apenas quatro pontos separam o Esquadrão do Vasco, primeiro time do Z-4.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Bahia: Cristóvão Borges terá o reforço de três jogadores que ficaram fora da última partida por conta de suspensão: Lucas Fonseca, Hélder e Wallyson voltam à titularidade. Entretanto, a zaga terá a ausência de Titi. O Bahia deve jogar com: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Rafael Donato (Demerson) e Raul; Feijão, Fahel, Hélder e Marquinhos; William Barbio e Fernandão.

Vitória: o Vitória tem desfalques importantes para o Ba-Vi. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o meia Escudero e o lateral Ayrton não pegam o Bahia. Quem também está fora do confronto é o artilheiro Maxi Biancucchi, que se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa, além do volante Luís Alberto, que segue no departamento médico. O Vitória deve ser escalado com Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres, Renato Cajá e Leílson; Marquihos e Dinei.

Bahia: Titi está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-esquerdo Ávine segue afastado, em recuperação de uma cirurgia no joelho.

Vitória: suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o meia Escudero e o lateral Ayrton não pegam o Bahia. Quem também está fora do confronto é o artilheiro Maxi Biancucchi, que se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa, além do volante Luís Alberto, que segue no departamento médico.

Bahia: Demerson, Fernandão, Feijão, Jussandro, Madson, Marcelo Lomba, Rafael Donato, Rafael Miranda e William Barbio.

Vitória: Danilo Tarracha, Dinei, Maxi, Michel, Renato Cajá e Wilson.

Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita o jogo, Rodrigo Pereira Joia e Fabio Pereira. O árbitro atuou em oito partidas deste Brasileiro, sendo duas delas do Vitória. Ele tem média de 4,3 cartões amarelos e já mostrou o cartão vermelho três vezes. Marcelo de Lima ainda apontou a marca da cal em três oportunidades e tem média de 35,3 faltas assinaladas por confronto. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 58 pênaltis no total.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia: o Tricolor baiano tem o time mais faltoso da competição, com média de 20,1 infrações cometidas por partida. Fahel é o segundo colocado da competição nessa lista ingrata. Em contrapartida, o técnico Cristóvão Borges conta com um dos atacantes mais insistentes da competição. Além dos 11 gols que já marcou, Fernandão está na quarta posição entre os principais finalizadores do torneio.

Vitória: com 55% de aproveitamento desde que o técnico Ney Franco assumiu a equipe, o Vitória ainda alimenta o sonho de conquistar uma vaga na Libertadores. Um triunfo no clássico seria de suma importância para que o objetivo continue fincado no Barradão. Além de ser o terceiro time com menos faltas cometidas, o Rubro-Negro baiano é o mais disciplinado da competição, com nenhum cartão vermelho e apenas 42 amarelos recebidos.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Em 18/05/1986, pelo Campeonato Baiano, na velha Fonte Nova, o Bahia, numa atuação de gala do craque Claudio Adão, com direito a gol “a la Pelé”, acompanhado de seus escudeiros Bobô, Zanata e Leandro, abateu o Vicetória com uma goleada acachapante . Os gols foram marcados por Leandro, Bobô(2), Adão(2).


Fonte: GE.COM