Postado por - Newton Duarte

Taça Asa Branca: Para jogo contra o Ceará, convite ao Flamengo é questionado

Taça Asa Branca, a disputa entre o campeão nordestino e o Flamengo…?

Flamengo e Copa do Nordeste? Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Através do Flamengo foi divulgada uma controversa ideia elaborada pela Liga do Nordeste. Isso mesmo. Segundo a mensagem compartilhada pela assessoria de imprensa do rubro-negro carioca, a “Taça Asa Branca abrirá oficialmente a temporada de futebol do Nordeste. O duelo será sempre entre o último campeão da Copa do Nordeste e um grande clube brasileiro”.

A lógica dessa notícia é o fato de o Fla ser o adversário na primeira edição, em 21 de janeiro de 2016, no Castelão, diante do Ceará. Na confirmação, direto do Auditório Rogério Steinberg, na sede carioca, a presença de dirigentes dos dois clubes, da liga e do canal Esporte Interativo, parceiro no novo evento anual.

Que o Flamengo é o time de maior torcida do país, não há o que contestar. Mas é, também, um dos maiores calos para o “produto” Nordestão. Por ser o mais popular em seis dos nove estados da região, dividindo as atenções de torcedores locais (53 milhões de telespectadores), por articular a sua entrada no torneio regional, como ocorreu em 2014, e por canalizar, ao lado do Corinthians, boa parte da receita oriunda da tevê – o que parece ser ratificado neste convite.

Ainda assim, o Flamengo poderia ser o adversário desse jogo…

…mas por critérios técnicos.

Simplesmente por ser um “grande clube brasileiro”? Soa mais como uma atitude provinciana da liga – como seria com o Palmeiras ou o Fluminense no mesmo contexto. Tratando o Mengo como convidado, e nada mais, a escolha fere conceitualmente a Lampions League, uma competição de independência técnica e financeira dos clubes da região em relação ao eixo futebolístico (e midiático) do país, o Rio-São Paulo. Um torneio que, mesmo baseado numa audiência televisiva segmentada, viu a premiação subir de R$ 5,6 mi para R$ 14,8 milhões em quatro anos. Não por acaso gerou o interesse de fora.

A Taça Asa Branca nasceu com um nome de apelo e com a interessante ideia de abertura na pré-temporada, como a Ariano Suassuna e a Chico Science, as criações “particulares” de Sport e Santa Cruz. Atrelada à Liga do Nordeste, no entanto, a disputa deveria primar por um foco maior, pelo fortalecimento da identidade da Copa do Nordeste. E nem é difícil imaginar outras opções.

Sugestões de confrontos contra o campeão nordestino:

1) Campeão Brasileiro

2) Campeão da Copa do Brasil

3) Campeão da Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio)

4) Campeão da Copa Verde

5) Adversário estrangeiro

Ou seja, teoricamente, o próprio Flamengo poderia ser um rival, promovendo um choque de campeões. E não simplesmente por ser o Flamengo…

Nota Luis Peres @BahiaClub: Gostemos do Flamengo ou não. Gostemos da situação ou não. Achemos que desvaloriza a Copa da Nordeste ou não. Inventemos qualquer situação ou adversário para o Ceará ou não...

Uma coisa é certa: No Nordeste Brasileiro, essa praga chamada futebol Carioca tem forte apelo, especialmente o Flamengo no interior dos Estados. Pesquisas e enquetes tem mostrado isso ao longo dos tempos. Também a audiência consolidada da TV não deixa qualquer dúvida

Infelizmente, para nosso desespero, Flamengo e Corinthians, possuem “apelo” na audiência em todo o país. É uma situação forçada? É! Mas, como mudar este estado de coisas?

É sabido que o Esporte Interativo tenta a compra dos Direitos de Transmissão de jogos de futebol para a TV fechada no período 2019 á 2024. Politicamente, o convite é absolutamente inteligível. Comercialmente mais ainda.

Ademais, alguém realmente acredita que os outros 18 clubes da Série A vão aderir ao EI sem estes clubes?

O Bahia, por exemplo, não possui voz alguma nas transações. Vive a reboque dos interesses alheios, especialmente da TV. Recebemos pouco e só jogamos em horários alternativos em troca de umas migalhas do pay-per-view e outros pixulecos.

Isto posto, além de ninguém levar a sério a tese de que “compre que a Torcida paga”, também que nenhum de nós vai comprar cota de patrocínio do evento e, muito menos, vamos ao jogo, tudo isso não passa de #mimimi sem tamanho.