Postado por - Newton Duarte

Taça BH, agora Sub-17, vira referência e ganha times internacionais; Entenda

Agora sub-17, Taça BH vira referência e ganha times internacionais

Torneio se tornará a maior referência da categoria no Brasil; além de todas as equipes da Série A do Brasileirão, edição 2015 terá times internacionais

Time do América-MG é o atual e último campeão na categoria sub-20 (Foto: Divulgação)

A Taça BH de Futebol virou internacional. Referência nacional como um dos principais torneios de base do país, o torneio rompeu as fronteiras brasileiras e vai receber equipes de outros países já nesta próxima edição. Outra novidade é que o campeonato deixa de ser Sub-20 e passa a ser Sub-17. Nesta temporada, a competição será realizada entre os dias 09 e 29 de Julho. A final, assim como ocorreu no ano passado, deverá marcada para a Arena Independência, que recebeu mais de 16 mil pessoas na grande decisão entre Atlético-MG e América-MG em 2014. Todas as informações poderão ser encontradas no site da Federação Mineira de Futebol (fmf).

A falta de um campeonato importante nesta categoria foi um dos motivos que mais motivaram a FMF, por meio do diretor executivo e reponsável por organizar a competição, Paulo Bracks.

- Por não ter, no calendário nacional, grandes torneios qualificados nesta faixa etária, a FMF, atendendo também uma reivindicação dos principais clubes do país e das equipes que compõe o Movimento Futebol de Base, transformou a Taça para Sub-17, preenchendo esta lacuna. Além disso, a CBF fará, no meio do ano, pela 1ª vez, o Brasileiro Sub-20, o que abriria uma concorrência (desleal) com a nossa competição. E, claro, estamos realizando a nossa com total apoio e chancela da própria CBF, cujo apoio é indispensável. Certamente, o objetivo é deixarmos de ser o segundo torneio Sub-20 do Brasil para sermos o primeiro Sub-17 – comentou Bracks.

Além de se tornar a referência na categoria, a Taça BH permitirá que os participantes entrem com força total, ao contrário do que acontecia anteriormente. Com a antiga possibilidade de inscrever jogadores de até 20 anos, os clubes, na maioria das vezes, acabava mesclando as equipes, chegando até a deixar atletas importantes de fora, já promovidos ao elenco profissional.

- Todos sabem que atletas entre 18 e 20 anos de maior destaque já estão no elenco principal dos clubes que disputam a Série A ou B. Assim, passando para Sub-17, as equipes enviarão o que têm de melhor. A nata da categoria estará no nosso torneio, e os atletas terão oportunidade ímpar de participar de um campeonato com elevado nível técnico, podendo aspirar chegar ao profissional dos clubes. A oportunidade é para os atletas, para os clubes e para a própria seleção brasileira, em ampla e positiva reformulação na base – acrescentou Paulo.

Nomes como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Taffarel, Rivaldo, Kaká, Bernard e o principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar, já disputaram a competição. Nesta temporada, os vinte clubes participantes da Série A em 2014 já estão garantidos no torneio, sendo a única competição brasileira da categoria a reuni-los na mesma edição.

A Federação Mineira de Futebol, através da nova diretoria capitaneada pelo Presidente Castellar Guimarães Neto, convidou clubes de fora do país, sendo que dois já confirmaram a participação. O Shandong Luneng (equipe que conta com Diego Tardelli e Montillo no time profissional, além de ser comandada pelo técnico Cuca) e o Nacional do Uruguai (tricampeão da Libertadores) foram são os primeiros confirmados.

O Manchester United, Arsenal, Tottenham e Liverpool também receberam o convite, mas naão poderão participar devido ao período de férias. O calendário também inviabilizou a participação do Boca Juniors, da Argentina. A FMF, no entanto, ainda aguarda a resposta de outras agremiações da Europa e África.