Postado por - Newton Duarte

Técnicos: 'Dança das cadeiras' pode acabar

Fim da dança das cadeiras entre técnicos no Brasileiro está próximo de virar lei

Vágner Mancini, representante da Federação de Treinadores

Vágner Mancini, representante da Federação de Treinadores

A Federação Brasileira de Técnicos de Futebol enviou um projeto-lei para Brasília querendo moralizar a profissão de treinadores no Brasil. A principal proposta é impedir que um profissional demitido pelo clube receba até o fim do contrato e seja impedido de trabalhar em outro time da mesma divisão.

No lançamento da FBTF, essa proposta já havia sido mencionada por Vágner Mancini, técnico do Atlético Paranaense e primeiro vice-presidente da entidade. Ele, agora, espera a avaliação do ministro do Trabalho, Manoel Dias, e depois pretende se sentar com a CBF e com os clubes para um debate.

“Estou muito otimista. Tenho certeza que vão entender a necessidade de qualificar a nossa classe”, explicou Mancini, em entrevista à Trivela. “A partir do momento em que o técnico for demitido, tem que receber todo o contrato e não pode dirigir outro clube da mesma divisão. Não é puxar para o lado do treinador, nem para o lado do clube”.

A ideia da FBTF também é regularizar a profissão. Segundo Mancini, 85% dos treinadores no Brasil não tem contrato assinado. “Queremos mudar esse panorama, fazer todos os treinadores terem um vínculo com a CBF, que o técnico seja mais respeitado, que o clube honre o compromisso que ele acertou”, afirmou.

Nos moldes do que é feito na Europa, com cursos sob a chancela da Fifa e da Uefa, a Federação pretende educar os treinadores do Brasil, e espera que isso melhore o nível do profissional. O mais importante é que, mesmo antes dos jogadores criarem o Bom Senso FC, os treinadores, profissão das mais criticadas no país, se reuniram para ficarem mais fortes e já estão dando os primeiros passos.


Bruno Bonsanti – Trivela

Foto: Trivela