Postado por - Newton Duarte

Tecnologia da linha do gol

Fifa já testa tecnologia da linha do gol nos estádios brasileiros

Tecnologia visa acabar com a possibilidade de dúvidas em lances no qual o olho humano dos árbitros não é capaz de acompanhar a bola

A Fifa informou nesta sexta-feira que está em fase de ajustes finais a instalação da tecnologia da linha do gol (TLG) nos seis estádios que vão receber jogos da Copa das Confederações, a partir do dia 15 de junho. De acordo com a entidade, o sistema já está sendo configurado e testado como parte do processo oficial de certificação.

Em abril, a Fifa havia anunciado que o sistema GoalControl-4D, da companhia GoalControl GmbH, levou a melhor na disputa que travou com outros três fornecedores de TLG licenciados pela entidade. Agora, os testes nos estádios da Copa das Confederações estão sendo realizados pelo instituto independente suíço EMPA (Laboratórios Federais Suíços para a Ciência e Tecnologia de Materiais).

A GoalControl GmbH, empresa com sede na Alemanha, também fornecerá a tecnologia da linha do gol na Copa do Mundo de 2014, “desde que o desempenho de seu sistema durante a Copa das Confederações deste ano atenda todos os requisitos exigidos”, segundo informou a Fifa.

A tecnologia visa acabar com a possibilidade de dúvidas em lances no qual o olho humano dos árbitros não é capaz de acompanhar a bola. Para isso, usa 14 câmeras de alta velocidade ao redor do gramado. Esta será a segunda vez que a tecnologia da linha do gol será utilizada em uma competição da Fifa. A primeira aconteceu em dezembro do ano passado, no Mundial de Clubes vencido pelo Corinthians, no Japão.

A implementação deste recurso foi possível após a decisão da International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, de aprovar o uso da TLG, o que foi definido em uma reunião realizada em 5 de julho de 2012.

Fonte: Estadão Conteúdo – Esportes - Correio da Bahia

Foto: TechTudo