Postado por - Newton Duarte

Tiago avalia desempenho do Bahia, faz elogios à defesa e alerta ao ataque

Com estreia na Copa do Brasil marcada para esta quinta-feira, Tricolor tenta manter ótimo desempenho da defesa: equipe ainda não levou gols na atual temporada

O desempenho do sistema defensivo do Bahia na temporada é melhor do que se poderia imaginar. Mesmo com o rodízio implementado pelo técnico Guto Ferreira, que faz com que diferentes atletas atuem pelo Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, a equipe não levou um gol sequer nos seis jogos que fez até o momento.

O zagueiro Tiago é um dos principais responsáveis por esse número. Destaque da equipe que conquistou o acesso no ano passado, o defensor participou de três partidas, todas pela Copa do Nordeste, entrando em campo com a equipe considerada titular. Nelas, o Bahia venceu o Moto Club por 2 a 0, e empatou sem gols com Fortaleza e Altos.

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, o zagueiro exaltou o entrosamento com Jackson e também o entendimento na base da conversa com os atletas que compõem a primeira linha defensiva.

- A equipe vem sofrendo poucos gols desde o returno do ano passado. A equipe vem sabendo marcar desde a frente. Isso facilita lá atrás. O entrosamento com o Jackson... A gente conseguiu se entender muito bem. A linha defensiva, dos quatros jogadores com o goleiro, a gente conversa muito. Todos os jogadores sabem que a conversa, o diálogo, ele dá resultado. Quando um conversa com o outro, entende, busca o melhor. Isso gera a confiança, uma coisa leva {a outra. Estamos há seis jogos sem sofrer gols. Esperamos aí, quem sabe, bater o recorde do Brasil – afirmou.

Há, porém, o outro lado da moeda. Se não toma gols, o Bahia também tem dificuldade para fazê-los. Nos três jogos que fez fora de casa, por exemplo, a equipe de Guto Ferreira não balançou as redes.

Tiago também comentou o assunto. Relativizou a escassez de gols jogando fora de casa, citou o gramado ruim do jogo contra o Altos e um gol anulado contra o Fortaleza, mas admitiu que é preciso melhorar no quesito.

- No último jogo pela Copa do Nordeste, a gente teve muitas chances de fazer o gol. É difícil culpar o campo, mas, infelizmente, tivemos várias situações de chances claras. Uma, o Régis tocou para o Hernane, uma bola fácil de fazer o gol, a bola veio na cintura e ele teve que improvisar o chute e acabou não fazendo o gol. É importante que a gente está criando. Contra o Fortaleza, jogamos o jogo inteiro com um a menos, então ficou mais difícil. Fizemos um gol claro que foi anulado. Mas eu acho que com trabalho mais entrosamento da equipe, a gente vai buscar fazer os gols. Temos que melhorar. Tem outras coisas também. Acho que não falta gol. Fizemos seis gols em casa, num campo que a gente está acostumado. Fora, a gente precisa melhorar. A gente tem que se impor mais, botar a bola no chão. O Bahia é uma equipe de Série A, que tem total de condição de vencer fora ou dentro de casa – avaliou o zagueiro.

Tiago deve estar em campo nesta quinta-feira, quando o Bahia encara o Sergipe, na estreia da equipe na Copa do Brasil. Caso mantenha o desempenho defensivo e não leve gols, o Tricolor sairá de campo classificado, já que, de acordo com o novo regulamento, a vaga na primeira fase é decidida em apenas um jogo, tendo a equipe visitante a vantagem do empate.

É preciso ter cuidado, no entanto, porque essa nova regra torna o jogo “mais imprevisível, como alerta Tiago.

- Esse novo regulamento, um jogo só, fica mais imprevisível, jogando diante de uma equipe que a gente conhece pouco. Temos que ter mais atenção, cuidado, porque não dá tempo de correr atrás depois. A equipe está confiante, temos a favor o empate. Nesse novo regulamento, é ter atenção redobrada e buscar a classificação – concluiu.

Sergipe e Bahia se enfrentam às 20h30 (horário de Salvador), no estádio Batistão. A partida terá cobertura em Tempo Real, com vídeos, pelo GloboEsporte.com.

Fonte: Ge.com