Postado por - Newton Duarte

Tiago Real elogia Bahia de Charles: 'Organização e bom posicionamento'

Organização e bom posicionamento: Tiago Real elogia Bahia de Charles

Técnico mantém base de ex-treinador e faz time tricolor voltar a jogar bem. "Muitas vezes, não é questão das peças, mas de como colocar cada um na função", diz meia

Embora os resultados tenham mudado nos dois últimos jogos, com derrotas e seguidos empates dando lugar a vitórias, um olhar um pouco menos atento, focado apenas em trocas de peças, pode não ter enxergado diferenças entre o time de Sérgio Soares e de Charles Fabian. Afinal, com exceção do zagueiro Gabriel Valongo, que não vinha sendo utilizado pelo ex-treinador, o restante da equipe titular de Chales é formado por jogadores que, se não eram titulares absolutos, pelo menos entravam no time de Soares com certa frequência.

Contudo, como o próprio Charles Fabian disse em algumas entrevistas, às vezes não é preciso substituir um jogador para que o time tenha uma mudança de atitude e desempenho durante as partidas. Equilíbrio dentro de campo, trocas constantes de posicionamento, inversões de jogo e triangulações, por exemplo, são alguns dos aspectos táticos cobrados pelo treinador ao grupo. O meia Tiago Real compactua com o pensamento do técnico e destaca que uma das maiores qualidades do time, principalmente no último confronto diante do Criciúma, é a organização.

"Muitas vezes, não é a questão das peças, mas sim de como você vai colocar cada um na função", diz Tiago (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

- Muitas vezes, não é a questão das peças, mas sim de como você vai colocar cada um na função. Nós jogamos esse jogo praticamente com um volante só, o Paulinho [Dias]. Só que eu sou um cara que posso fazer essa função também como segundo homem, um cara que pode ajudar na marcação, e o Eduardo também, em certos momentos, se sacrifica vindo ajudar também. A equipe está bem posicionada. Ao meu ver, nesse jogo [contra o Criciúma], a gente esteve praticamente o jogo todo bem posicionado. Você pode colocar até peças mais ofensivas, e isso não quer dizer que você vai estar com o time totalmente para frente. A equipe está bem organizada, isso que é o mais importante. E as peças o professor define durante a semana. A gente está com um esquema bacana para jogar.

Contudo, engana-se quem pensa que, por Charles optar por manter a base do time de Sérgio Soares, os jogadores que não estão sendo aproveitados se sentem desmotivados. Para Tiago Real, a disputa sadia dentro da equipe sempre existiu e é importante para que todos deem seu melhor ao longo dos jogos.

Ao meu ver, nesse jogo [contra o Criciúma], a gente esteve praticamente o jogo todo bem posicionado. Você pode colocar até peças mais ofensivas, e isso não quer dizer que você vai estar com o time totalmente para frente. A equipe está bem organizada, isso que é o mais importante. E as peças o professor define durante a semana. A gente está com um esquema bacana para jogar.

Tiago Real, 

meia do Bahia

- A questão da disputa sempre existiu, é normal. Com a mudança de treinador, os jogadores que não vinham sendo aproveitados, voltam a brigar diretamente por posição. Isso é importantíssimo, principalmente agora, nessa fase final de competição, em que a gente precisa ganhar jogos para conquistar o acesso. Faz com que todos treinem no limite, e isso, consequentemente, vai refletir no jogo. Então isso é muito bom.

Contudo, com a mudança de fase e volta do bom momento, Tiago Real alerta para que a equipe não relaxe e perca o foco, principalmente nesse longo tempo de preparação que o grupo tem para a partida contra o Botafogo, marcada para o dia 31 deste mês, no Engenhão.

- Assim como é com o torcedor, o clima no futebol nosso aqui é muito direcionado aos resultados. A gente vem de dois triunfos e, sem dúvida nenhuma, o clima fica mais leve, fica bom. A gente vem sentindo que está se aproximando do nosso objetivo, e isso dá um ânimo muito bom. Só que a gente não pode relaxar. Da mesma maneira que trabalhamos os 10 dias quando estávamos com dificuldade para vencer o Oeste lá, nesse espaço de tempo agora que a gente tem para o jogo do Botafogo a gente não pode relaxar, tem que continuar trabalhando, mais forte até do que naquela semana, porque nós vamos enfrentar o líder. Sabemos que é um jogo importantíssimo e, caso a gente consiga [vencer], e, se Deus quiser, vai conseguir, isso vai valer muito para os próximos três jogos para praticamente sacramentar [o acesso à Série A].

Na 3ª posição da Série B, o Tricolor tem 54 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Tiago Real: "Muitas vezes, não é questão das peças, mas de como colocar cada um na função".

Digo eu: Até tu, Brutus? Ou para não copiar a frase histórica: Até tu, Estupidus?