Postado por - Newton Duarte

Time galês tem nome impronunciável com 58 letras e 'novo Messi'

Time galês tem nome impronunciável com 58 letras e 'novo Messi' 

Sem aval do Guinness, clube da 3ª Divisão do País de Gales conta com atletas que não recebem um tostão e técnico que dirige equipe há 16 anos


Na Europa, no Noroeste do País de Gales, a cada ano quase dois milhões de turistas visitam a Ilha de Anglesey para conhecer a tranquilidade de seu cenário bucólico, aproveitar suas praias, fazer trilhas e desvendar os mistérios de seus sítios arqueológicos. O lugar é comum, exceto pela bizarrice de alguns nomes, praticamente impossíveis de pronunciar. Um de seus “tesouros naturais” tem tudo a ver com o futebol e revela-se através da união de nada menos que 58 letras (45 consoantes e 13 vogais): é o Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club, clube da terceira divisão galesa, que é homônimo da cidade natal e orgulha-se de ter o maior nome do mundo – e pelo que parece, o craque do time é o novo Lionel Messi (Foto abaixo).

A escolha do nome de um time de futebol é sempre complicada. Há muitos interesses e discordâncias que travam um verdadeiro embate “filosófico” entre seus idealizadores. Na maioria dos casos, a saída mais coerente é buscar inspiração no batismo da cidade ou do bairro para resolver a questão de uma vez e ganhar em popularidade. Foi o que aconteceu com esse clube galês, que usa costumeiramente a abreviação Llanfair FC para economizar tempo e fôlego de seus torcedores e facilitar o trabalho dos jornalistas.

Pouco mais de um século após seu nascimento, a agremiação ainda se mantém no amadorismo. Quem conta melhor essa história é Steve Smith, zagueiro, único estrangeiro (natural de Manchester, Inglaterra) e gestor do site do time.

– Nossos jogadores não recebem dinheiro para jogar no clube. Somos amadores. Ou seja, jogamos futebol, mas cada um tem seu emprego. No nosso elenco, por exemplo, temos um eletricista, um professor de escola primária, um encanador... Eu sou vendedor de produtos siderúrgicos. O Arwyn Owen, uma jovem promessa, que muitos dizem ser o Lionel Messi do País de Gales, trabalha numa empresa que corta galhos de árvores. Além disso, temos alguns jogadores na faixa de 17 ou 18 anos que são estudantes universitários. Para a maioria, essa questão não é um problema, mas já tivemos casos de jogadores chegarem atrasados para as partidas, vestindo suas roupas de trabalho – afirmou o jogador, em entrevista ao SporTV.com.

Foto posada do elenco do Llanfair para a temporada 2013/2014

Recém-promovido, o clube figura na Welsh Alliance Division 1 (Terceira Divisão), na qual ocupa a sétima colocação na tabela, com 14 pontos conquistados (quatro vitórias, dois empates e seis derrotas). Suas origens datam do século 19. Fundado em 1899, foi batizado inicialmente de forma mais simples, sendo chamado de Llanfair Rovers. A equipe, no entanto, foi dissolvida alguns anos depois.

Segundo relatos, um grupo de jogadores resolveu ressuscitá-lo em 1905 e pegou emprestado o termo Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, criado propositalmente por um cidadão local, em 1860, que decidiu ampliar o nome oficial do vilarejo (antes chamado de Llanfair Pwllgwyngyll) para atrair mais turistas. Dito e feito. O clube assumiu a nova identidade. No fim, um "Football Club" para não baralhar as pessoas.

Escudo do Llanfair FC, clube da Terceira Divisão de País de Gales

– Acho que deciram usar o nome completo da vila, em vez de uma versão reduzida, para ganhar publicidade, mas foi algo que só começaram a divulgar mais de 100 anos mais tarde (risos). A palavra significa "Igreja de Santa Maria no fundo da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha" em galês. Nós não temos um apelido oficial, mas muitos torcedores e outras pessoas se referem a nós como "Llanfair". E não preciso dizer o motivo, não é. Dá para imaginar alguém gritando nosso nome completo nos jogos? Pode se tornar bastante cansativo (risos). Às vezes, também temos autorizado essa denominação para caber nas tabelas dos campeonatos.

Apesar do amadorismo, o clube também tem atitudes bem profissionais, como por exemplo manter o mesmo técnico, Darren Moore, há quase 16 anos no cargo. Na última temporada, o time terminou na segunda colocação da Welsh Alliance Division 2 (Quarta Divisão) e conquistou o acesso, com uma campanha histórica - 24 jogos, 18 vitórias, 3 empates, 3 derrotas. Ao todo, foram 57 pontos somados, um a menos que o campeão Llandyrnog United.

Arwyn Owen, o 'novo Messi', e Steve Smith são destaques do Llanfair na 3ª Divisão

Na competição, o atacante Arwyn Owen, de 21 anos, conhecido por ter um penteado e estilo de jogo parecido com o de Lionel Messi, foi o grande destaque do Llanfair, sendo mais criativo do que goleador (fez cinco gols), seu ofício.

Vamos votar:

Goiás x Bahia - A Bela Tricolor Katiely Kathissumi continua pedindo o se voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Ávine: 'Começar de novo'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

– Acabei sendo agraciado com o prêmio de melhor jogador da Welsh Alliance Division 2 (Quarta Divisão). Jogo no Llanfair desde que eu tinha 12 anos. Então, foi uma grande sensação conquistar essa honraria, mas não me empolgo com prêmios pessoais. Sobre o fato das pessoas me chamarem de Messi, por exemplo, eu tomo apenas como um elogio. Essa história começou quando marquei o meu primeiro gol na equipe prinncipal e o ex-atacante do Llanfair, Billy Evans, disse que eu era como o Messi. E pegou! Realmente, tenho o sonho de jogar profissionalmente, embora seja muito difícil de alcançar isso. Gostaria de jogar no Liverpool. Meu pai e eu somos torcedores fánaticos dos Reds. Quando eu era menor, ele era grande fã do Michael Owen – afirmou Arwyn, em entrevista por e-mail.

Para o zagueiro Steve Smith, outro ponto fundamental na campanha foi a maneira como o experiente técnico Darren Moore conduziu a equipe ao topo do campeonato.

– O Sr. Moore foi jogador do clube, mas sua carreira foi interrompida precocemente por uma grave lesão no joelho. E mudou de profissão. Desde 1997, ele é o nosso comandante. Na minha opinião, seu sucesso no Llanfair se deve ao estilo de jogo de suas equipes (ofensivo) e a capacidade de montar esquadrões competitivos, às vezes com orçamentos pequenos em comparação com os nossos adversários. Por isso, é uma figura tão respeitada aqui. Ele, inclusive, no fim da temporada, recebeu um prêmio do clube de apreciação pela sua lealdade.

Estádio do Llanfair tem capacidade para 50 pessoas sentadas e 100 ao redor

Desde 2008, o clube de nome impronunciável manda seus jogos no Maes Eilian Stadium, localizado na estrada de Ty'n Rhos, no lado sudeste da Ilha de Anglesey. Segundo Steve, o público é pequeno, mas fiel. Nas contas do zagueiro, cerca de 150 torcedores regularmente se espremem nos pequenos espaços do estádio para apoiar incondicionalmente a equipe.

- Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch tem uma população entre três mil e quatro mil pessoas, mas só realmente uns 150 torcedores estão sempre presentes nos nossos jogos em casa. Nossa arquibancada acomoda 50 espectadores, no entanto, há espaço para centenas em pé ao redor do campo. Houve um caso, há três anos, por exemplo, que jogamos contra o Rhyl FC (time profissional), pela Copa de Gales, e tivemos um público de mais de 400 torcedores – garantiu.

A partir de janeiro deste ano, o clube galês começou a batalhar por um reconhecimento do Guinness Book, o “Livro dos Recordes”. No entanto, o pedido foi negado graças à “insanidade” de sua identidade, conta Steve.

- Enviei uma solicitação para o Guinness no início do ano. Eles dizem que eles são incapazes de criar um registro para o nosso clube, pois é algo que não há como ser superado desde que se crie um novo clube de futebol que tenha um nome tão grande quanto o nosso. Por exemplo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch United Football Club. Apesar disso, vamos continuar lutando por um reconhecimento – concluiu.


Fonte: Igor Castello Branco - É Gol!!! SporTV

Fotos: site do Llanfair FC