Postado por - Newton Duarte

'Times de moças'? Bahia e Vicetória 'são tão bonzinhos'

Ares de jogo limpo? Dupla Ba-Vi está entre os menos faltosos do Brasileirão

Adversários de domingo, Bahia e Vitória estão no top 5 no quesito, com 46 e 41 infrações cometidas na competição. Rubro-Negro é também o quarto mais disciplinado

Dos quatro clássicos da quarta rodada do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória são os maiores candidatos a fazer um jogo limpo. O motivo? A dupla Ba-Vi integra o top 5 dos times menos faltosos da competição até o momento.

Nas três primeiras rodadas, o Bahia fez 46 faltas (média de 15,33 por partida) e ocupa a quinta posição na lista das equipes menos faltosas. Situação muito diferente do ano passado, quando terminou a competição como o terceiro time que mais cometeu infrações, com 738 no total.

O Vitória também pode se gabar por cometer poucas faltas na competição. O time está em terceiro no ranking, com 41 infrações, apenas três a mais do que o Goiás, líder no quesito. A colocação atual foi a mesma do Rubro-Negro ao término do Brasileirão de 2013. Na ocasião, o time fechou a competição com 591 faltas cometidas.

Se por um lado o time rubro-negro mostra-se como um time pouco violento, os números comprovam que os adversários do Bahia vêm atuando de forma distinta. Isso porque a equipe comandada por Marquinhos Santos é a segunda mais caçada do Brasileirão com 66 faltas sofridas, somente quatro a menos do que a Chapecoense, líder no quesito. O atacante Rhayner foi o jogador do Tricolor mais caçado em campo, com 16 infrações recebidas em três partidas (média de 5,33 por jogo).

Essa diferença talvez ajude a entender o elevado número de cartões amarelos aplicados ao time tricolor, líder no quesito com dez advertências, apesar de não ter recebido qualquer cartão vermelho.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Em algumas ocasiões, os atletas do Bahia demonstram um descontrole emocional ao sofrerem uma falta. Um exemplo foi visto na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em Salvador, pela última rodada. A jogada começa com Edílson e Rhayner se estranhando. Na sequência, Emerson Sheik e Roniery disputam a bola, o lateral-direito cai no gramado, e a torcida local pede o cartão para o botafoguense. No entanto, quem acabou punido com o amarelo foi o goleiro Marcelo Lomba, que abandona o gol para reclamar com o árbitro Raphael Claus e tirar satisfações com o adversário. (Assista no vídeo ao lado).  

Em contrapartida, o Vitória é a quarta equipe mais disciplinada no certame, com cinco cartões amarelos e nenhum vermelho. O que reforça a expectativa de um jogo limpo neste domingo, na Arena Fonte Nova. A grande questão é se o histórico de rivalidade entre os clubes vai permitir que isso se reflita em campo.


Fonte: Leandro Silva - Espião Estatístico

Foto: Vaner Casaes/ Divulgação/ Arena Fonte Nova