Postado por - Heitor Montes

Titular absoluto, Gregore é líder em roubada de bolas e referência defensiva no Bahia

O volante Gregore é titular absoluto do Bahia desde a sua chegada ao clube, no início da temporada. Um dos motivos é que ele é a principal referência em roubadas de bolas da equipe no Campeonato Brasileiro, sendo o líder de desarmes do Tricolor e top três de toda a competição.

Apesar de disputar posição com outros jogadores, Gregore conquistou a confiança de Enderson Moreira, se tornando um dos jogadores que mais atuaram em toda a temporada.

O site Globo Esporte reuniu os números do volante no Campeonato Brasileiro. Gregore roubou a bola 86 vezes (média de 3,07 roubadas por jogo) e só perde para Patrick, do Internacional, na competição. O meia Zé Rafael chegou a ser o líder tricolor nesta estatística, mas agora é o segundo do clube, com 60 desarmes, bem atrás de Gregore.

Os bons números do volante ajudam o Bahia a ficar na sexta posição no ranking de roubadas de bola no Campeonato Brasileiro, com 521 (média de 17,37 por partida). O Tricolor fica atrás apenas de Internacional (563 roubadas de bola), Flamengo (558), São Paulo (547), Palmeiras (538) e Grêmio (530).

Os companheiros de elenco reconhecem a eficiência de Gregore, que atuou em 30 das 32 partidas do Bahia no Brasileiro. O goleiro Douglas fez elogios ao potencial defensivo do volante:

Muito bom ter um volante pegador. Só brinco com ele que, às vezes, quando a gente pega uma equipe que tem como característica uma boa bola parada, um bom cobrador, digo: “Olha, dá uma segurada, dá uma mordida lá no meio”. Gregore tem feito um grande campeonato, tem se destacado. Penso que o Gregore chegou como um atleta não tão conhecido, mas foi bem recebido, como eu também. Esse ambiente de família que a gente criou tem ajudado ele, tem me ajudado e todos que chegaram e permaneceram. Fizemos um grupo forte, competitivo e que, aos poucos, criamos a consolidação que a gente imaginava ter até o final do ano.

Como Douglas falou, Gregore precisa melhorar na questão das faltas, pois ele é o jogador mais faltoso de toda a Série A. Foram 90 faltas cometidas (média de 3,21 por partida), fazendo com que o Bahia fique na quarta posição desse quesito, com 506 infrações. Porém, o volante não é tão punido assim. Gregore recebeu sete cartões amarelos, sendo o líder da equipe, mas apenas o 26º na competição neste quesito. Além disso, ele ainda não foi expulso pelo Campeonato Brasileiro.

Com estes bons números, Gregore consegue manter a titularidade absoluta, mesmo com a concorrência de Elton, Nilton, Flávio e Edson na posição. O volante é o segundo atleta que mais atuou pelo Tricolor em 2018, com jogos, atrás apenas de Zé Rafael, que jogou 63 vezes no ano.

Gregore estará em campo neste domingo (11), quando o Bahia enfrenta o seu grande rival Vitória, às 16h (horário de Salvador), no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um triunfo praticamente garante a permanência do Tricolor na Série A.