Postado por - Newton Duarte

Título, Libertadores e rebaixamento: Quais as chances de cada clube

As chances de seu time para título, Libertadores e rebaixamento

Tristão Garcia diz que Cruzeiro está bem mais próximo do título, mesmo com vitória do São Paulo. Disputa de três vagas na Liberta está em aberto, e Botafogo tem situação delicadíssima

Em contagem regressiva para o fim do Campeonato Brasileiro, Tristão Garcia volta a traçar o panorama de algumas equipes após a 29ª rodada: Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Botafogo, além das chances de Libertadores e de rebaixamento. De acordo com ele, a Raposa se aproximou bastante da conquista do título, a ponto de a vitória do São Paulo não trazer consequências à sua liderança. Na zona da Libertadores, a briga ficou ainda mais acirrada, com a vitória do Corinthians sobre o rival direto Internacional, no Beira-Rio.

Enquanto os sonhos do Fluminense seguem remotos de estar na competição sul-americana, o Flamengo deve poupar suas emoções ligadas a estar na Libertadores para a Copa do Brasil. Na parte de baixo da tabela, o Palmeiras tem de abrir o olho, e o Botafogo passará por um fim de Brasileiro dramático.

VOLTA ÀS VITÓRIAS DEIXA CRUZEIRO COM MÃO NA TAÇA

'O Cruzeiro venceu fora de casa o Vitória, um adversário que é difícil de ser batido em seus domínios, e abriu oito pontos na ponta do Brasileirão. A equipe celeste ainda terá cinco jogos como mandante nas rodadas finais, o que traz uma vantagem, pelo que mostram seus números no Mineirão. E a história quanto aos demais concorrentes ao título se repetiu: novamente, temos um segundo colocado diferente. Além do São Paulo ter de tirar oito pontos do Cruzeiro, o caminho também se encurtou'.

Chances de título, segundo o Infobola:

Cruzeiro - 91%

São Paulo - 4%

Internacional - 2%

Atlético-MG - 1%

GRANDE VITORIOSO DA RODADA, CORINTHIANS DEIXA DISPUTA DO G4 MAIS ACIRRADA

'Devido a esta distância no título, o Cruzeiro é o único clube garantido matematicamente para a Libertadores de 2015. As outras três vagas para a Libertadores estão em aberto e a disputa ficou mais acirradas com a vitória do Corinthians. Qualitativamente, o Corinthians foi o "maior vencedor" da rodada. Derrotou o Internacional, rival direto na vaga por Libertadores, na casa dele. O ocupante do segundo lugar mudou, ou seja, não há uma disparada em relação aos demais. A rodada para o Internacional foi um desastre, pois perdeu em casa para um concorrente direto. São Paulo e Atlético-MG fizeram seus deveres de casa contra times da parte de baixo da tabela'.

Chances de vaga na Libertadores, segundo Infobola:

Cruzeiro - 99%

São Paulo - 76%

Atlético-MG - 59%

Internacional - 55%

Corinthians - 54%

Grêmio - 29%

Santos - 19%

Fluminense - 9%

FLAMENGO: EMOÇÕES, SÓ NA COPA DO BRASIL

O Flamengo já sofreu todas as suas emoções no Brasileirão, quando brigou para não cair e encontrou uma reação para ficar estável. Não deve mais sofrer ameaças de rebaixamento, nem sonhar com uma vaga para a Libertadores.

PALMEIRAS PODE SENTIR DANOS DA DERROTA NA PRÓXIMA RODADA

A perda de um jogo em casa, por mais que seja clássico, pode ser crucial em situações de risco de rebaixamento como o do Palmeiras. A derrota para o Santos não foi sentida agora porque Botafogo e Vitória, rivais diretos, tropeçaram em casa. Mas na próxima rodada, o clube tem uma pedra no caminho, que é enfrentar o Cruzeiro, líder do Brasileiro, no Mineirão. Estes pontos perdidos no Pacaembu poderão fazer falta.

BOTAFOGO É O TIME COM MAIS CHANCES DE CAIR

O Botafogo está com uma situação muito delicada no Brasileirão. Ele tinha conseguido uma reação heroica (vencendo o Corinthians), mas precisava ter feito o dever de casa diante do Sport. O perfil do time no Brasileirão está fraco. Não tem média boa, está na lanterna do returno. Ele terá de reagir rápido e ter a tarefa inglória de vencer pelo menos seis jogos, o que não conseguiu em todo o returno.

Risco de rebaixamento, segundo o Infobola:

Coritiba - 71%

Criciúma - 62%

Bahia - 62%

Botafogo - 73%

Vitória - 58%

Chapeocense - 16%

Palmeiras - 21%

Figueirense - 17%

Sport - 6%

Flamengo - 4%

Atlético-PR - 6%

Goiás - 4%

Tristão Garcia - Especialista em Estatística e Matemática da Academia L! e coordenador do site Infobola