Postado por - Newton Duarte

Todos os caminhos levam à Arena

Sócios do Bahia vão se reunir na Arena


O interventor fechou contrato com a Arena Fonte Nova para a realização da Assembleia Geral de sócios, confirmada para o dia 17, sábado. Dentro do planejamento do interventor, o advogado Carlos Rátis, as eleições do novo presidente do Esporte Clube Bahia deve acontecer uma semana depois, dia 24, ou até o dia 31 de agosto, provavelmente com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O prazo de recadastramento dos sócios do Bahia terminou na última quarta-feira, com um levantamento de 1.339 sócios, sendo que a maioria não está regularizada e nem terá direito a voto na Assembleia geral do próximo dia 17. Ainda hoje o interventor deve autorizar a publicação da relação oficial no site do clube, esporteclubebahia.com.br, dentro da proposta de Rátis de garantir transparência e lisura nas eleições do Tricolor.

A Assembleia Geral do dia 17 terá como objetivo básico as modificações dos Estatutos do Bahia, em consequência da situação inusitada que o clube atravessa. A informação extraoficial é de que menos de 1.000 sócios efetivos do Bahia terão direito a voto na Assembleia Geral na Arena Fonte Nova, já que cerca de 40% destes sócios estão em condição irregular, por não terem honrado os compromissos com as taxas de contribuição do clube.

Para formar o Conselho Deliberativo são necessários 300 sócios e mais 100 suplentes. Em uma eventual disputa de, no mínimo, duas chapas seriam precisos então 800 nomes, e por isso, é necessário legalizar os novos sócios do clube para a realização de uma eleição democrática com a apresentação de várias chapas.

Os novos sócios cadastrados, mais de 15 mil que pagaram a joia de adesão, ainda não têm direito a voto. Os novos filiados do Bahia só poderão votar caso haja uma alteração no estatuto registrado em cartório. "Seiscentas pessoas votarem em 800 é uma situação que foge a proporcionalidade", explicou Carlos Rátis à imprensa. Na última eleição de conselheiros do Bahia, em 2011, 216 pessoas votaram em 400 (chapa única). Para impedir esta distorção, baseado no Código Civil, a interventoria acredita que seja importante a incorporação dos novos filiados na eleição.


Mais informações sobre a Assembleia Geral


Rátis promete divulgar lista nesta sexta; Assembleia é dia 17

Lista de sócios aptos a votar sairia na quinta, mas interventor disse que não conseguiu fechar tudo a tempo

O interventor Carlos Rátis promete divulgar ainda nesta sexta-feira (9) a lista de sócios com direito a voto. Segundo ele, 1.339 pessoas se recadastraram para a eleição que está prevista para o próximo dia 24.  "Não consegui fechar tudo aqui. Mas amanhã (hoje), vamos divulgar sem falta. Se pudesse faria a eleição hoje, mas estamos fazendo tudo conforme o previsto", disse ele, que confirmou a Assembleia Geral para o dia 17, na Fonte Nova.

"O contrato está pronto e só falta assinar", afirma. Dois 1.339 sócios que se recadastraram, cerca de 50%, além dos remidos, estão em dia com as obrigações e, por isso, têm direito a voto. O sócio com até seis meses de atraso na mensalidade terá a opção de regularizar a situação. Se o período de inadimplência for maior, nada feito: o título será cancelado.

É este grupo de sócios que tem poder para mudar ou não o estatuto do Bahia, atualizado em 2008. Hoje, o sócio patrimonial “adquire o direito de votar após 12 (doze) meses e de ser votado após 24 meses também da sua admissão”, diz o artigo 41, parágrafo único.  O edital de convocação para a Assembleia saiu nesta sexta-feira, com duas pautas: a discussão e deliberação acerca da reforma do Estatuto e definição das eleições.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Tribuna da Bahia e Correio*

Foto: AFN e Reprodução/Correio*