Postado por - Newton Duarte

Torcer para time perdedor faz mal à saúde

Torcer para time perdedor faz mal à saúde


Estudo publicado na “Psychological Science Journal” defende que derrota geralmente é compensada com comidas gordurosas de pouco valor nutricional


Perdedores comiam em média 16% mais gordura saturada e 10% mais calorias nas segundas-feiras após os jogos; vencedores ingeriam 9% menos gordura saturada e 5% menos calorias que o normal


Times têm influência na alimentação dos torcedores

NOVA YORK - Torcer para aquele time que perde sempre faz mal à saúde, já que a derrota geralmente é compensada com “comfort food” de pouco valor nutricional, como pizza, bolo e cookies — muitas calorias a mais que num dia normal. Já os vencedores costumam se alimentar melhor por aumentar o autocontrole e a sensação de poder. E torcedores de times que não jogam não apresentam alteração na dieta naquele fim de semana.

— Se seu time perde constantemente mas você se preocupa com a sua alimentação, uma dica: escreva o que é importante na sua vida após os jogos. Nos estudos esta simples técnica chamada autoafirmação elimina completamente o efeito das derrotas — aconselham o médico Yann Cornil e o professor Pierre Chandon, da Escola de Negócios INSEAD, que publicaram o estudo na “Psychological Science Journal”.

Para investigar se os hábitos de alimentação dos torcedores eram alterados conforme os resultados dos times, os pesquisadores pediram que 726 pessoas anotassem tudo o que comiam nos três dias seguintes aos jogos de seus times do coração. No total, foram 475 jogos de 30 times.

Nas segundas-feiras após os jogos, os perdedores comiam em média 16% mais gordura saturada e 10% mais calorias que numa segunda-feira normal. Já os vencedores comiam 9% menos gordura saturada e 5% menos calorias que o normal.

Os efeitos foram maiores nas oito cidades com os fãs mais dedicados, onde o consumo de gordura saturada aumentou 28% depois de uma derrota e diminuiu 16% depois de uma vitória.


Fonte: O GLOBO