Postado por - Newton Duarte

Torcida de time Inglês protesta contra 'dinheiro sujo' de 'Investidores'; Entenda

Torcida do Crystal Palace protesta contra “dinheiro sujo” dos bilionários da Premier League

Protesto da torcida do Crystal Palace no jogo contra o Chelsea

“O dinheiro sujo de Roman é uma doença que empesteou o nosso jogo”. É a frase de uma faixa levada por torcedores do Crystal Palace para o jogo contra o Chelsea, em casa. Uma referência ao dono do Chelsea, Roman Abramovich, que enriqueceu muito com a privatização de empresas públicas após a dissolução da União Soviética. Comprado em 2003 por Abramovich, o Chelsea subiu de um time que brigava para chegar à Champions League a um dos mais fortes da Europa – campeão da Liga dos Campeões em 2012. As críticas por existirem esses donos cheios da grana nos clubes ingleses, com dinheiro vindo de lugares suspeitos, são antigas. E neste sábado, a torcida do Cristal Palace deu o seu recado.

A discussão sobre os preços dos ingressos, por exemplo, é intensa. O Partido Trabalhista quer que os torcedores tenham mais participação. Até a ministra do esporte já se manifestou sobre a questão dos preços altos dos ingressos e a pressão contra esse altos valores está aumentando. Em agosto, alguns torcedores se organizaram e fizeram um protesto nas ruas de Londres contra o preço que se cobra pelos ingressos. Em 2013, torcedores do Manchester City que foram até o estádio Emirates protestaram contra os preços cobrados pelo clube londrino – os mais caros da Premier League.

Atualmente, são muitos os clubes que possuem donos bilionários. Praticamente todos os clubes de ponta na Inglaterra tem algum investidor bilionário. Além do Chelsea, Manchester City, que tem o dinheiro dos xeiques dos Emirados Árabes, o Manchester United, que tem o dinheiro dos americanos da família Glazer, o Arsenal, que tem investidores de vários lugares, incluindo da Rússia, o Liverpool, que também tem donos americanos e muitos outros. O dinheiro estrangeiro entrou na Premier League de maneira importante. Com os clubes sendo empresa, é difícil controlar quem compra as ações dos clubes. O que falta ao futebol na Inglaterra é o que falta no Reino Unido como país: maior controle sobre de onde vem o dinheiro dos bilionários que ficam asilados no país.