Postado por - Newton Duarte

Torcida tricolor escolhe segundo presidente por voto direto

Consolidação: torcida tricolor escolhe segundo presidente por voto direto

Eleição para presidente e para compor o conselho do clube está marcada para sábado. Sócio votará na Fonte Nova das 9h às 17h (horário de Salvador)

Qualquer processo democrático é lento e precisa de algum tempo para se afirmar. Após anos com sistema eleitoral fechado e com práticas nebulosas, o Bahia se abriu para seu torcedor somente no ano passado. Em uma histórica eleição direta, Fernando Schmidt foi eleito para um mandato tampão à frente do clube. Neste sábado, os sócios poderão ir às urnas pela segunda vez na história para escolher o presidente diretamente. E, pela primeira vez, para definir um mandatário que governará por um mandato completo de três anos.

Em 2013, pouco mais de três mil sócios votaram. Neste ano, mais de 7 mil estão aptos (Foto: Raphael Carneiro)

Além de definir o substituto de Fernando Schmidt, a eleição serve também para a formação do novo conselho. São duas votações distintas e que ocorrerão paralelamente. Cerca de oito mil associados estão aptos para participar do pleito, que acontece das 9h às 17h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Mas antes de se dirigirem ao local da votação, eles tiveram que comparecer ao posto instalado no estádio nas duas últimas semanas para a retirada da cédula de votação. Os retardatários poderão retirar o cartão de acesso até o dia da eleição em um stand do lado de fora da Fonte Nova. No interior do estádio, apenas torcedores aptos com o cartão de acesso. No total, 7.238 estão em situação legal para exercer o direito do voto.  

O novo presidente do Bahia vai encontrar um clube ainda em reconstrução. No ano passado, Marcelo Guimarães Filho foi deposto pela Justiça, que nomeou um interventor e determinou a realização de eleições diretas. Fernando Schmidt então foi eleito no dia 7 de setembro para este mandato tampão - já que Marcelo Guimarães Filho deveria ficar no cargo até o final deste ano - sem a possibilidade de reeleição.

Neste período, a diretoria transitória acumulou problemas dentro e fora e campo. Tentou colocar as contas em dia, mas vacilou no marketing, no excesso de contratações e em ações que se aproximavam do amadorismo. Apesar da confirmação da aquisição do Fazendão e da Cidade Tricolor, terminou o ano em dívida com o torcedor. O clube foi campeão baiano, mas rebaixado para a Segunda Divisão do Brasileiro.  

Neste sábado, o sócio apto a participar do momento histórico do Tricolor vai votar duas vezes: uma para presidente e outra para eleger o Conselho Deliberativo. Para o cargo máximo do clube, sete candidatos estão na disputa. Na eleição deste ano, no lugar da urna eletrônica, o torcedor vai votar em um tablet eleitoral, onde vão aparecer as fotos e os números dos candidatos à presidente. Sete candidatos disputam o cargo máximo do clube. São eles: Antônio Tillemont, Flávio Alexandre, Marcelo Sant’Ana, Marco Costa, Nelsival Menezes e Olavo Fonseca Filho.

Os candidatos à presidência

Seis homens e o poder: conheça os candidatos à presidência do Bahia

- Número 91 - A vez do futebol - Marcelo Pereira Sant’Ana e Pedro Henriques Moreira Neto

- Número 93 - Nova Ordem tricolor - Marco Antônio Rocha Costa e Leandro Neves de Souza

- Número 94 - Integridade tricolor - Antônio Fernando Tilemont  e Ricardo Mehmeri Tupinambá

- Número 97 - Vida nova - Nelsival de Souza Menezes e Adriano Rios de Lacerda

- Número 98 A voz do campeão - Olavo Fonseca Filho e Fernando Jorge de Azevedo Carneiro

- Número 99 - Bahia campeão dos campeões - Flávio Alexandre “Binha” e José Luiz de Castro

Seis candidatos concorrem à presidência do Bahia na eleição deste sábado (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)

Em seguida, aparecerão na tela as cinco opções para eleição do conselho deliberativo. As chapas são: Simplesmente Bahia, Revolução Tricolor, Integridade, Voz do Campeão e Nova Ordem Tricolor.  

A eleição para o Conselho Deliberativo é por proporcionalidade, ou seja: se a chapa X tiver 70% dos votos, esta terá o direito de indicar 70 nomes para o conselho, enquanto a chapa Y teria o direito de indicar os outros 30 nomes. Como o conselho deve ser obrigatoriamente constituído por 100 nomes, a porcentagem só vai levar em conta os votos válidos.  

As chapas concorrentes ao Conselho

Cinco chapas disputam vagas no Conselho Deliberativo. 

- Número 191 – Revolução tricolor

- Número 193 – Nova Ordem tricolor

- Número 194 – Integridade tricolor

- Número 196 – Simplesmente Bahia

- Número 198 – A Voz do Campeão 

As eleições vão acontecer na área de circulação do nível 5, setor Norte da Arena Fonte Nove, com entrada pelo portão da Ladeira da Fonte das Pedras. Para ter acesso ao estádio, o torcedor precisa usar a cédula retirada no momento do recadastramento.  

De acordo com a comissão eleitoral, o sistema de votação por tablet é utilizado nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As chapas tiveram acesso e poderão contratar auditoria para testar o sistema, o que pode ser feito antes e após a eleição