Postado por - Newton Duarte

Torneio Internacional da Eslovênia: Adversário do Mundial, Brasil vence Irã sem dificuldades

Bem no lance livre, Brasil oscila menos e derrota Irã, adversário do Mundial

Vitória por 92 a 52 tem percentual de 77% no quesito, com destaque para Splitter, que acertou 5/5. Arremessos de três pontos também caem. Marquinhos é o destaque

Em prévia do duelo que vai acontecer no próximo dia 31 de agosto, pela primeira fase do Mundial da Espanha, o Brasil não encontrou dificuldades e confirmou seu favoritismo diante da seleção do Irã, na sua última apresentação na Arena Stozice, em Ljubljana, pelo Torneio Internacional da Eslovênia. A vitória por 92 a 52 (48 a 24) teve como ponto alto o bom aproveitamento na linha dos lances livres. Dos 20 tentados, 26 foram convertidos (77%), destaque para Tiago Splitter com 100% nos seus cinco lançamentos. Os laterais também foram bem nos arremessos de fora e anotaram 48% (10/21). Destaque para Marquinhos, cestinha da partida com 24 pontos, sendo 18 em tiros de longe. Mais uma vez Splitter mostrou sua boa fase ao anotar 13 pontos e pegar oito rebotes. Depois da boa performance na prorrogação contra a Eslovênia, Marcelinho Machado, com 12 pontos, voltou a se destacar.

- Fico feliz por ter jogado bem. As bolas tinham que começar a cair e, justamente, hoje fiz uma boa partida. Ajudei a equipe a conseguir um bom resultado e isso é o mais importante. O time já mostra que está mais solto. Ainda temos mais uma semana para acertar os últimos detalhes e fazer uma boa estreia contra a França - declarou Marquinhos ao site da CBB.

O técnico Rubén Magnano usou o jogo para dar rodagem aos seus jogadores, com exceção de Leandrinho, que não atuou novamente por conta de uma inflamação na garganta. Em compensação, Guilherme Giovannoni, lutando contra uma lesão no tornozelo, esteve em quadra. Agora, os brasileiros esperam o resultado do jogo de fundo entre Eslovênia e Lituânia para saber em qual posição ficarão.

- A equipe realizou um bom trabalho, respeitou o adversário e jogou com muita seriedade. Fez um jogo 100% focado na preparação. O Irã é um adversário que teremos na primeira fase de grupo em Granada e por isso gostei muito do nosso desempenho. Aos poucos, conforme o planejado, a equipe vai se soltando até a estreia contra a França. Ainda temos um jogo amistoso em Granada para fazer novos testes - disse Magnano.

Esse foi o penúltimo amistoso antes da estreia na Copa do Mundo da Espanha no próximo sábado, dia 30 de agosto, contra a França, campeã europeia. Antes disso, já em Granada, o último teste diante da seleção do México.

Tiago Splitter teve bom aproveitamento nos lances livres, acertando todos os cinco que bateu, na vitória do Brasil sobre o Irã por 92 a 52

MARQUINHOS COMEÇA BEM E É O CESTINHA DO 1º TEMPO

A exemplo de outras partidas, Magnano começou com um quinteto diferente. A escolha por Hettsheimeir no lugar de Nenê abriu mais o time. Responsável por sete dos primeiros nove pontos, Marquinhos foi o destaque da primeira metade, mesmo errando dois lances livres. Quando acionado dentro do garrafão, Splitter correspondeu outra vez e marcou sete, sendo três em lances livres - 100% de aproveitamento. Ao todo, foram 13 arremessos nesse quesito e 10 acertos. Com dificuldades nos chutes de longe, o Irã só pontuava quando achava espaço na defesa brasileira. Dos seus 12 pontos no período, 10 saíram dessa forma (25 a 12).

No segundo quarto, Magnano continuou dando oportunidades para todo o seu grupo, com exceção de Leandrinho, poupado por um problema na garganta. Assim como no período anterior, a supremacia não foi tão latente no começo, mas cresceu com o passar do tempo. A vantagem de 24 pontos no intervalo (48 a 24) veio graças ao bom desempenho nos chutes de quadra, mas, principalmente, nos lances livres. Foram 14 tiros certos em 18 tentados. Com 14 pontos, Marquinhos era o cestinha do jogo. Splitter, com nove, Nenê, com oito, e Marcelinho Machado, com sete, também contribuíram bem.

Magnano deu chance a quase todos os seus atletas. Só poupou Leandrinho que estava com problema na garganta

BRASIL VOLTA A SOFRER COM A "CRISE DO 3º QUARTO"

Com Anderson Varejão pela primeira vez em quadra e logo errando dois lances livres, o Brasil começou a segunda etapa sofrendo da crise do terceiro quarto. Disperso no ataque e vacilante na defesa, o time permitiu aos iranianos crescerem em fazerem 10-5 na parcial. Mas, diferentemente do que aconteceu contra Lituânia e Eslovênia, se recuperou - contando com a fragilidade adversária - e virou a parcial, ampliando o marcador para trinta de vantagem (70 a 40), com boa segunda metade de Raulzinho, Larry Taylor e Varejão.

Os últimos 10 minutos foram só para cumprir tabela. Abatidos e desequilibrados, os iranianos continuavam errando muito e não incomodavam. Já o Brasil não deixava a peteca cair e tinha um Marquinhos inspirado. Com seis de sete bolas de três convertidas, o ala alcançou os 24 pontos no jogo, terminando como cestinha e ajudando na diferença de 40 pontos no final dos 40 minutos (92 a 52). Nem mesmo a queda defensiva nos minutos derradeiros foi o suficiente para apagar a boa atuação do plantel que já viaja para Granada, local da primeira fase da Copa do Mundo. Antes da estreia contra a França, no próximo sábado, dia 30, um amistoso com o México na terça, 26, último da fase de preparação.

Escalações

Brasil: Marcelinho Huertas (2), Alex (3), Marquinhos (24), Rafael Hettsheimeir (6) e Tiago Splitter (13). Entraram: Larry Taylor (5), Raulzinho (10), Marcelinho (12), Guilherme Giovannoni (3), Anderson Varejão (4) e Nenê (10). Tec: Rubén Magnano

Irã: Kamrany (2), Jamshidi (10), Nikkhah (9), Kazemi Naeini (6) e Hadadi (2). Entraram: Afagh (0), Sahakian (0), Arghavan (0), Kardoust (8), Yakhchalidehkordi (11), Mashayekhi (4) e Nasaj (0). Tec: Memi Becirovic