Postado por - Newton Duarte

Tranquilidade e confiança: Um triunfo imprescindível

Tricolor necessita do triunfo para devolver confiança aos torcedores

Apenas 4 mil ingressos haviam sido vendidos até a última sexta-feira para a partida deste domingo, contra o Palmeiras

Na bronca, é claro. Esse é o sentimento do torcedor do Bahia em relação ao seu time. Já é novembro, 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e a equipe está na 19ª colocação, com somente 31 pontos. E o desempenho do time dentro de casa tem contribuído muito para isso.

O Esquadrão é o segundo pior mandante no Brasileirão em aproveitamento, atrás apenas do Figueirense, com apenas cinco triunfos em 15 partidas. Hoje, às 19h, na Fonte Nova, contra o  Palmeiras, rival direto na luta contra o rebaixamento, o time do técnico Gilson Kleina precisa vencer para continuar vivo na competição. Nemo empate serve.

"A diferença para os times que estão um pouco melhor é que não fizemos o dever de casa. É isso que temos que fazer: ganhar na Fonte Nova para trazer essas equipes que estão mais acima para o bolo", analisou o treinador azul, vermelho e branco. Mesmo que vença e conte como tropeço de todos os seus adversários diretos, o Bahia não sai do Z-4 por conta dos critérios de desempate.

Fazer as pazes com o seu torcedor - e com os triunfos, já que são seis partidas sem vencer - é fundamental para fazer com que a galera volte a prestigiar a equipe. A expectativa é de público baixo hoje. Apenas 4 mil ingressos haviam sido vendidos até a última sexta-feira.

"Mais do que promessas e falar muito, tem que ter ação. O torcedor nunca reage negativamente quando tudo dentro de campo está acontecendo de uma forma positiva. A torcida do Bahia é apaixonada. Então, se a gente fizer nossa  parte, certamente, eles virão conosco", afirmou o experiente zagueiro Adailton, 31 anos, que será titular na partida de hoje.

Trabalho - O grupo passou quase toda a semana em Praia do Forte, utilizando a mesma estrutura de treinamento usada pela seleção da Croácia durante a Copa do Mundo. "Acredito muito na força do trabalho. Milagre para mim não existe. Tenho certeza que (a semana de treinos) vai trazer frutos bacanas. Se tem uma coisa que fizemos, foi realizar um trabalho forte", garantiu Adailton.

Gilson Kleina realizou atividades fechadas durante quase todo o período, só abrindo o treinamento da última sexta, quando cerca de 50 torcedores da  região fizeram a festa com os jogadores. "Tivemos uma semana cheia, uma boa conversa. Foi bom para fazer alguns treinamentos que não podíamos fazer. Ao mesmo tempo, fazer algumas avaliações. Espero que a gente possa dar uma resposta dentro de campo", declarou o treinador tricolor. É essa resposta que, efetivamente, interessa aos torcedores.