Postado por - Newton Duarte

Treinador preza por qualidade e garante: 'Jogo para frente'

Marquinhos Santos preza por qualidade e garante: ‘Jogo para frente’

Marquinhos Santos ao lado de Sidônio Palmeira, Fernando Schmidt e William Machado

Novo treinador do Bahia chega para comandar a reformulação do futebol do clube para 2014, ao lado de William 'Capita', novo diretor de futebol do Tricolor


Se depender do novo técnico do Bahia, o anseio da torcida por um time ofensivo, praticante de um futebol bonito, para frente, finalmente será atendido em 2014. Marquinhos Santos, que foi apresentado oficialmente pelo Tricolor na última sexta-feira, já deixou claro que não é adepto à retranca.

Nos últimos três anos, o Bahia se acostumou a jogar com três volantes, utilizando, na maioria das vezes, um esquema que privilegia a defesa em detrimento do ataque. Com a chegada de Marquinhos, isso deve mudar. Quando treinou o Coritiba, o treinador chegou a utilizar apenas um volante no setor de meio-campo. Isso, entretanto, não significa que a equipe fique exposta, de acordo com o novo técnico tricolor.

– A minha filosofia de jogo passa por jogo ofensivo, por jogar para frente. Muitas vezes joguei com um volante, dois meias e três atacantes. Não quer dizer que vamos ter uma equipe exposta, mas compacta e com cada um sabendo suas funções dentro de campo – avisa o treinador.

Porém, Marquinhos garante que não é refém de determinado esquema tático. Ele monta o time de acordo com as peças que tem disponíveis no elenco. E, para a montagem do grupo de jogadores para 2014, uma característica é imprescindível para o treinador: qualidade.

– A montagem da equipe passa pela qualidade do jogo. Jamais vou abrir mão do jogador que tenha qualidade. Acredito que essa qualidade de jogo se faz necessária para ter grandes campanhas – diz.

Marquinhos chega para substituir o técnico Cristóvão Borges, que deixou o clube junto com o diretor de futebol, Anderson Barros. Ao lado de William ‘Capita’, novo dirigente tricolor, ele vai comandar a reformulação do elenco do Bahia para 2014.


Fonte: Rafael Santana e Raphael Carneiro/GE.COM

Foto: Raphael Carneiro