Postado por - Newton Duarte

Três últimos jogos: Líderes fizeram a mesma pontuação do Z-4

G-4 em baixa: nos últimos três jogos, líderes têm mesma pontuação do Z-4

Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Atlético-MG têm cinco vitórias, seis derrotas e um empate no período, mesmo desempenho de Bahia, Criciúma, Botafogo e Coritiba

Pela primeira vez no Brasileirão, o líder Cruzeiro teve duas derrotas seguidas. Mesmo assim, a distância para o vice continua grande: seis pontos o separam do Internacional. Nenhum rival aproveitou os tropeços dos mineiros. Uma pequena comparação mostra a queda de rendimento dos quatro times que encabeçam o campeonato. Nas últimas três rodadas, eles tiveram o mesmo desempenho dos quatro que integram a zona de rebaixamento.

Cruzeiro, Inter, São Paulo e Atlético-MG acumulam cinco vitórias, seis derrotas e um empate nas últimas três partidas. Bahia, Criciúma, Botafogo e Coritiba tiveram a mesma pontuação no período. Há a ressalva de que houve dois confrontos diretos entre os líderes (a vitória do Cruzeiro diante do Colorado, e o triunfo do Galo sobre o Tricolor paulista). Lá embaixo, houve um: o 1 a 0 do Coritiba sobre o Criciúma.

A comparação indica um freio no aproveitamento das equipes do G-4 e um crescimento dos lanternas. Quando o saldo de gols é analisado nas três últimas rodadas, os times do Z-4 estão na frente. Os primeiros colocados marcaram nove gols e foram vazados 17 vezes, número impulsionado pela goleada sofrida pelo Inter para a Chapecoense (5 a 0), além das derrotas de Atlético-MG para o Criciúma (3 a 1), e do Cruzeiro para o Flamengo (3 a 0). Os times que hoje estariam rebaixados foram às redes 11 vezes e levaram o mesmo número de gols.

Outro fator evidencia o bom momento dos últimos colocados. O Coritiba tem 29 pontos, o maior número de um lanterna desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 times. Quem chegou mais próximo foi o Vasco, que em 2008 tinha 26 pontos a essa altura do campeonato.

Curiosamente, o Coritiba é o dono do melhor desempenho nas últimas três rodadas entre os integrantes do Z-4, com duas vitórias e uma derrota. E Cruzeiro e Inter, que ocupam as duas primeiras posições, têm aproveitamento inferior (duas derrotas e uma vitória) ao de São Paulo e Atlético-MG, terceiro e quarto colocados.

O Cruzeiro, depois das duas derrotas seguidas, parou em 56 pontos e é superado pelos líderes dos dois últimos anos: ele próprio tinha 59 pontos em 2013, e o Fluminense somava 62 em 2012. O São Paulo de 2007 também tem número melhor: 62 pontos.