Postado por - Newton Duarte

Troca de camisas entre Alex e Juan foi passo inicial do Bom Senso F.C.

Troca de camisas entre Alex e Juan foi passo inicial do Bom Senso F.C.

Jogadores reclamaram de cansaço após partida entre Coritiba e Inter, e tiveram reforço de Paulo André para começarem a elaborar movimento

- Estou cansado.

Essa simples frase foi o primeiro passo para que os atletas do futebol brasileiro dessem início ao movimento que reivindica melhoras no calendário de jogos, e ficou conhecido como Bom Senso F.C. Foi dita no último 1º de setembro, após o empate sem gols entre Coritiba e Internacional, na capital paranaense. Antigos companheiros de seleção brasileira, como na Copa América de 2004, o meia Alex e o zagueiro Juan trocaram camisas no apito final. Imediatamente, culparam o excessivo número de jogos pela má qualidade do confronto. Disseram que estavam cansados, e que a maratona era implacável. Ambos são veteranos, e voltaram recentemente ao Brasil após longo período atuando no exterior. Alex completou 36 anos no último dia 14 de setembro, enquanto Juan tem 34.

Ainda no gramado, se juntaram à conversa os meias Lincoln, do Coxa, e o argentino D'Alessandro, parceiro do zagueiro no Colorado. Também com bagagem no futebol brasileiro e no exterior, os dois concordaram que era preciso fazer modificações. E combinaram de voltar a conversar sobre o assunto.

Reunião do Bom Senso F.C. na última segunda-feira

Apenas três dias depois, o Corinthians foi a Novo Hamburgo encarar o Internacional. O zagueiro Paulo André, um dos mais ativos nas cobranças por mudanças, aproveitou para entrar em contato com os jogadores da equipe gaúcha, já com os reforços do meia Alex e do lateral Gabriel. Para fechar a última lacuna do grupo, Paulo André e Alex trocaram contatos por meio das redes sociais. O zagueiro queria parabenizá-lo pelas críticas públicas à estrutura do futebol brasileiro.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

As conversas se intensificaram, e o estopim da indignação do grupo foi a divulgação do calendário de 2014 por parte da CBF, com os campeonatos estaduais tendo início no dia 12 de janeiro. O argumento da entidade foi a necessidade de espremer os torneios em razão da Copa do Mundo, que será disputada no Brasil entre os meses de junho e julho.

Os jogadores decidiram organizar um movimento e partiram em busca de novas lideranças, de preferência colegas mais velhos, com currículo recheado e bom poder de argumentação. Casos dos goleiros Rogério Ceni e Dida, e do meia Zé Roberto, por exemplo. Em entrevista após reunião da última segunda-feira, Ceni confirmou que a discussão sobre 2014 ficou um pouco tardia, e que parte da responsabilidade era dos próprios atletas.

- Podiam ter pensado nisso muito antes, mas não fizeram, e também por conta de omissão nossa, dos atletas.

O fato de só o goleiro ter falado com os jornalistas, aliás, foi um dos indícios de que os resultados dos times dentro de campo poderão interferir na exposição dos integrantes do movimento. Antes do encontro, havia a expectativa de que Rogério e Paulo André dessem entrevista. Mas a goleada sofrida na véspera pelo Corinthians diante da Portuguesa afastou o zagueiro das câmeras. Nenhum outro jogador do Timão compareceu à reunião.

O Inter e o Coritiba, por sinal, que deram origem ao Bom Senso F.C., foram os campeões de comparecimento: oito no total. Juan, D'Alessandro, Alex, Gabriel e Rafael Moura do time de Porto Alegre, e Alex, Lincoln e Devid da equipe paranaense. O São Paulo também teve três representantes: Ceni, Jadson e Fabrício.


Fonte: Alexandre Lozetti – GE.COM

Foto: Divulgação e Reprodução