Postado por - Newton Duarte

Troca-troca: 'Especulada' negociação entre Bahia e Cruzeiro

Cruzeiro quer trocar Pará por Souza

Não é oficial. Pelo menos, até o início desta semana. A gestão do presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana tem se caracterizado pelo sigilo absoluto com relação à contratação, negociação ou liberação de jogadores. Mas a informação vem do Sul do País, com o interesse do Cruzeiro na contratação do lateral-esquerdo Pará, que poderia ser envolvido num troca-troca com o volante Souza, do time mineiro, que estaria nos planos do Tricolor baiano.

A “rádio corredor”, ou as especulações da mídia apontaram na semana passada o interesse do Bahia na contratação do volante Souza, de 26 anos, que não é titular absoluto do Cruzeiro, e estaria nos planos do técnico Sérgio Soares para ocupar uma vaga no meio-campo do Tricolor baiano. A informação “vazou” com detalhes, usando como base, o repórter Guilherme Guimarães, do jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

A informação que veio de Minas Gerais é de que a direção do Bahia entrou em contato com a diretoria do Cruzeiro, fez uma consulta sobre a contratação de Souza, que o clube mineiro estaria disposto a emprestar o volante, que estaria analisando a proposta e deve dar a resposta aos diretores tricolores em breve. Coincidentemente, também lá da capital mineira, veio a informação que o atual campeão brasileiro tem interesse numa das revelações da Série A de 2014, o lateral-esquerdo baiano, Pará.

O Cruzeiro acertou a transação do lateral esquerdo Egídio, ex-Vitória, para o Dnipro Dnipropetrovsk, da Ucrânia, e tenta o empréstimo do lateral-esquerdo Mena, do Santos. Mas a negociação está emperrada porque o clube paulista não admite liberar o lateral-esquerdo chileno, sob a alegação de que a nova política do clube é de não negociar seus atletas com equipes brasileiras.

Um canal de TV a cabo revelou que Pará é uma das três opções no plano B do Cruzeiro para recompor a lateral-esquerda com a negociação de Egídio. O Bahia tem a opção da volta do lateral Raul, que estava por empréstimo no América Mineiro, e teria todo o “transito” do novo Gestor de Futebol do Tricolor, Alexandre Faria, outro profissional que veio do futebol mineiro.

Um outro detalhe “facilitador” é de que a direção do Bahia precisa de recursos, dinheiro, para este início de temporada, e uma compensação financeira neste troca-troca, inicialmente por empréstimo, seria muito bem vinda para o Departamento de Futebol do CT do Fazendão.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Só espero que o Presidente do Bahia não me arranje esse parangolé. O jogador do Cruzeiro estava liberado pelo clube para negociar com quem quisesse. Ou seja: Estava praticamente "dispensado". Não havia nada de troca. Que não INVENTEM esta NOVIDADE.