Postado por - Newton Duarte

UEFA Champions League: Sorteio nesta quinta(28), pode gerar 'grupo da morte'

Champions pode ter grupo com Real, PSG, Liverpool e Roma e até duas 'chaves da morte'

Como sempre, a Uefa Champions League promete muito equilíbrio desde a fase de grupos. Desta vez, o principal torneio de clubes do mundo pode começar já com duas chaves da morte. Uma delas pode, por exemplo, ser formada por ninguém menos que Real Madrid, Paris Saint-Germain, Liverpool e Roma. E ainda sobraria equipes fortes o suficiente para armar outro grupo com Barcelona, Juventus, Bayer Leverkusen e Monaco.

O sorteio para definir os grupos da competição acontece às 12h30 desta quinta-feira.

Há ainda outra possibilidade de 'brincar' com a formação de dois grupos da morte simultâneos. Um deles pode ter Bayern de Munique, Juventus, Liverpool e Monaco, enquanto o outro ficaria com Barcelona, Borussia Dortmund, Sporting e Roma, por exemplo.

O sistema do sorteio é bem simples. Os 32 times classificados são divididos em quatro potes de acordo com o chamado ‘Coeficiente Uefa', que considera o desempenho das equipes em competições europeias nas últimas temporadas. Cada chave, claro, contará com um time do pote 1, outro do 2, outro do 3 e outro do 4.

Há apenas uma regra: nenhum grupo pode ter dois times do mesmo país. Por exemplo: o Athletic Bilbao, que está no pote 3, já sabe que não pode cair no grupo de Barcelona, Real Madrid ou Atlético de Madri. O Bilbao necessariamente deve cair na chave de Bayern de Munique, Chelsea, Benfica, Porto ou Arsenal.

Veja como ficam os potes: