Postado por - Newton Duarte

Um BaxVice cheio de emoções

Reencontro entre Bahia e Vitória na Série A é cheio de emoções

O quarto Ba-Vi da nova Fonte exibiu equilibrio dentro das quatro linhas e chances de gols para os dois times

O reencontro de Bahia e Vitória na Série A do Brasileirão não ficou marcado por gols. Após dez anos, nada de rede estufada na reedição do maior clássico do Norte-Nordeste na elite do futebol nacional. Mesmo assim, rubro-negros e tricolores viveram grandes emoções, ontem à tarde, na Fonte Nova.

Ao contrário dos três anteriores no estádio, quando o Leão foi soberano, o quarto Ba-Vi da nova Fonte exibiu equilibrio dentro das quatro linhas e chances de gols para os dois times. O primeiro lance perigoso foi do Vitória. Escudero cobrou falta e o zagueiro Gabriel Paulista quase marcou de cabeça. A resposta tricolor veio com Wallyson. Titular pela primeira vez, o estreante em Ba-Vis mostrou habilidade ao driblar dois e bater colocado.

Mandou pra fora, mas levantou a torcida tricolor, assim como Hélder, que tirou tinta da trave em seguida. “Vai pra cima deles, Esquadrão”, pedia o côro que vinha da arquibancada. Lá e cá, o atacante Maxi Bianchucci também convocou a galera rubro-negra. Recebeu limpa de Escudero e mandou pro gol, mas também errou o alvo. “Vi-tó-riaaaa”, cantavam os torcedores ao ritmo dos instrumentos. Mas o domingo não era do artilheiro. Bem posicionada, a defesa tricolor não deu brecha ao baixinho e conseguiu anular a maioria de suas jogadas.

Inspirada nos 90 minutos, a dupla Ba-Vi criou nas duas etapas. Escudero começou o segundo tempo chamando o jogo. Bateu colocado e assustou Marcelo Lomba. Talisca também resolveu deixar o Vitória em alerta com um chutaço de fora da área. Wilson defendeu e estampou bem a foto.

Roubou a cena nesse lance e no seguinte, quando Hélder presenteou Fernandão com um passe açucarado. O centroavante ficou cara a cara com Wilson e bateu em cima do rival. Perdeu a bola do jogo e consagrou o goleiro adversário, que saiu bem do gol e fez a defesa: 0x0. O resultado garantiu equilíbrio também na tabela. Bahia e Vitória estão separados por apenas um ponto, apesar do tricolor ter feito um jogo a mais. O Leão tem 14 e o Esquadrão 13.

Próximos jogos da dupla Ba-Vi

A dupla volta a campo no próximo domingo. Sem jogadores suspensos, o Vitória encara o Coritiba no estádio Couto Pereira, às 18h30. No mesmo horário, o Bahia volta à Fonte Nova para enfrentar o Goiás. Suspenso, o zagueiro Lucas Fonseca desfalca a equipe. Fahel, Diones e Marquinhos estão à disposição.

Na sequência, o Vitória joga mais uma fora de casa, contra o Botafogo, e o Bahia faz outro jogo em casa, diante do Flamengo. Bahia e Vitória só voltam a se enfrentar na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, dia 9 de outubro, novamente na Fonte Nova.

O que os técnicos falaram após o jogo

Cristóvão Borges: "Temos que apresentar um Bahia com raça, tradição, como sempre foi o clube. O time precisa ter alma e é isso que está acontecendo. Estamos com um grupo nas mãos. Os jogadores estão numa condição homogênea. Fizemos as substituições e todos estão preparados, todos estão no mesmo nível. Jogamos muito bem, com personalidade e confiança".

O técnico tricolor também elogiou a performance do atacante Wallyson, que estreou no time como titular. "Ele, como os outros, entendeu nossa filosofia de jogo. Mesmo sendo atacante nato, conseguiu desempenhar muito bem o papel (meia-atacante). Contribuiu taticamente e isso é muito importante. O conjunto está acima de tudo".

Caio Júnior: "Comentei com o Cristóvão sobre o futebol bem jogado dos dois times. Qualquer um poderia vencer. Nós tentamos o jogo, tivemos vontade, fomos para cima. O gol acabou não saindo, mas acho que o resultado foi justo também. Pena ter perdido o Cajá e o Nino logo no início do segundo tempo. Nós sentimos as substituições. O Daniel entrou bem, mas não terminou no mesmo nível. Camacho faltou um pouco de ritmo, mas fez um bom jogo".

Caio Júnior também comentou a postura do rival, que no primeiro semestre foi massacrado pelo Vitória - goleadas por 5 a 1, 7 a 3, outra vitória por 2a 1, além de um empate. "Não nos surpreendeu. Eles vêm jogando assim. O Bahia teve o mesmo posicionamento hoje. Eles teriam dificuldade se a gente saísse na frente, mas a bola não entrou".


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Daniela Leone – Ibahia.com

Fonte: Robson Mendes/Correio*