Postado por - Newton Duarte

Uma nova era tricolor

Uma nova era tricolor

Posse de Fernando Schmidt acontece nesta segunda

Nesta segunda, às 20h, uma cerimônia na Arena Fonte Nova marcará uma nova era no Bahia. Será o desfecho de um momento histórico que começou com a intervenção judicial decretada no clube, no dia 9 de julho, teve seu ápice há dois dias, com a eleição, e terminará nesta noite com a posse do presidente Fernando Schmidt e os novos 100 membros do Conselho Deliberativo.

Vencedor do pleito de sábado, Schmidt é o primeiro presidente escolhido por voto direto na história tricolor. Ele é também um dos dirigentes eleitos no futebol brasileiro de maneira mais democrática, já que outras agremiações, como o Internacional, que também escolhem seu mandatários por voto dos sócios, possuem um "filtro" do Conselho, que  seleciona os candidatos que vão para a disputa final. Poucos clubes possuem o processo direto, como o Bahia.

Outro marco histórico no Bahia é a montagem do Conselho. Os 100 membros que serão empossados hoje foram eleitos de modo proporcional aos votos de suas chapas. Mecanismo mais democrático do que o antigo, no qual a chapa vitoriosa indiciava 100% dos conselheiros.

Todo esse processo de democratização começou com a ação impetrada na Justiça por Jorge Maia (conselheiro destituído pela antiga presidência), que apontava irregularidades na eleição de Marcelo Guimarães Filho e o Conselho Deliberativo escolhidos no fim de 2011.

Foi dela que veio a intervenção que mudaria o rumo da história do Bahia. De saída, houve a campanha de associação em massa, que elevou de cerca de 800 para mais de 10 mil sócios no clube. Em 17 de agosto, foi realizada a assembleia que democratizou o estatuto.

Agora, com Schmidt, que fica no cargo até o fim de 2014, o Bahia projeta a consolidação de seu processo democrático. "Nossa principal meta é neste mandato é a de fazer essa transição e concluir a democracia. O Bahia era governado como capitania hereditária, sendo passado de pai para filho. Tempo que não vamos permitir que volte mais", disse Schmidt.


Fonte: Ricardo Palmeira – A Tarde

Foto: Margarida Neide | Ag. A Tarde