Postado por - Newton Duarte

União Tricolor: Em vídeo, elenco mostra apoio ao Bom Senso FC

União: jogadores do Bahia gravam vídeo em apoio ao Bom Senso F.C.

Movimento dos jogadores realizou seminário na manhã desta segunda-feira

Devido ao calendário do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, os jogadores do Bahia não puderam participar do seminário realizado pelo Bom Senso F.C., na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. Mas os atletas tricolores não ficaram alheios aos acontecimentos. Parte do grupo gravou um depoimento em apoio ao movimento nacional dos jogadores. 

- Nós jogadores do Bahia estamos aqui fazendo esse vídeo para demonstrar apoio ao Bom Senso, apoio ao jogo limpo financeiro e às melhorias no nosso calendário. Contem com a gente! – diz o goleiro Marcelo Lomba.

O movimento propôs a criação de uma entidade reguladora para colocar em prática o fair-play financeiro, um dos pontos que encabeçam a lista de sugestões do Bom Senso para melhorar o futebol brasileiro. O princípio é obrigar os clubes a não gastarem mais do que arrecadam.    

Em estatística apresentada no seminário, afirmou-se que o endividamento líquido dos 24 maiores clubes do Brasil chegou a R$ 4,7 bilhões em 2012. Pedro Daniel, consultor de conteúdo do Bom Senso, disse que o cenário é preocupante, mas que vê potencial para o Campeonato Brasileiro se tornar o maior do mundo.  

A adesão das equipes ao programa seria voluntária, e elas teriam de atender a normas. Nos primeiros dois anos, seu déficit não poderia exceder 10% de suas receitas. O número cairia para 5% no terceiro e no quarto ano. A partir do quinto, o clube teria de trabalhar sem déficit. É o que o Bom Senso considera "período de adaptação", que também foi implantado na Europa, modelo básico do projeto apresentado.   

Alguns prejuízos, entretanto, poderiam ser perdoados. Seria o caso da construção de um centro de treinamento para as categorias de base, por exemplo. O movimento quer encorajar esse tipo de investimento.   

O custo do futebol também não poderia ser superior a 70% da receita total do clube. Como exemplo, o consultor citou a Bundesliga (liga alemã), que usa 51% das receitas no futebol. Segundo ele, a entidade ainda daria bonificações a clubes que apresentassem variadas fontes de receitas.


Fonte: GE.COM