Postado por - Newton Duarte

¿Usted hablas español? 'Los tres amigos' x Granaderos

Trio gringo pode jogar após 74 anos no Bahia


Maxi, Pittoni e Emanuel saem juntos de treino do Bahia


Depois de 74 anos, o Bahia pode voltar a ter três estrangeiros em campo. Com a regularização de Emanuel Biancucchi, o argentino pode fazer a sua estreia e juntar-se ao irmão, Maxi, e ao paraguaio Wilson Pittoni na equipe que enfrenta o Galícia, neste domingo, 9, às 17h, na Fonte Nova.

A última vez que isso aconteceu foi em 1940, quando Hector Papetti, Dante Bianchi e Mario Giuseppe Avalle formaram a famosa 'linha média ítalo-argentina' do Esquadrão. O apelido surgiu porque Bianchi possuía dupla nacionalidade.

Para os mais superticiosos, a presença dos gringos justamente na estreia do Campeonato Baiano pode significar boa sorte: quando Papetti, Bianchi e Avalle jogaram juntos, o Tricolor foi campeão estadual de foram invicta em 1940.

Quem lembra é o historiador Galdino Silva. Segundo ele, os gringos já tinham estrela quando desembarcaram em Salvador. "Eles vieram porque eram destaques na Argentina. Papetti e Avalle chegaram no dia 6 de abril, no navio Neptunia", conta, com precisão.

O historiador diz que o famoso trio por pouco não foi outro. "O Bahia chegou a trazer outro argentino, Parrio, 20 dias depois", conta. "Só que esse não deu certo, ,e em 7 de junho, contrataram Bianchi para resolver o problema", completa.

Estava assim formado o histórico meio-campo Tricolor: Papetti pela direita, Bianchi centralizado e Avalle pela direita.

O trio não demorou para encaixar. "Eles encantaram logo no primeiro jogo, um amistoso com o Ceará no dia 14 de julho. O Bahia meteu 5 a 1 em pleno Presidente Vargas", diz Galdino Silva. "O jornal O Povo, de Fortaleza, escreveu no dia seguinte que Bianchi jogou 'o fino da bola'", arremata.

Os 'novos' gringos

A expectativa agora é para saber se Emanuel, Maxi e Pittoni vão repetir o sucesso daquele trio de gringos. Os dois últimos já mostraram seu valor nas vezes em que vestiram a camisa do Bahia. Emanuel, por outro lado, continua sendo uma incógnita.

Nos treinos, ele tem impressionado. No de quinta-feira, foi o destaque do coletivo e marcou um gol de falta. Porém, contra o Galícia, o meia deve começar no banco e entrar somente durante o decorrer do jogo.

Quem confirma é o técnico Marquinhos Santos. Segundo ele, a ideia é adaptar o argentino aos poucos. "Emanuel deve ir para o banco nesse primeiro momento, para começar a se ambientar com os jogos", explica o comandante.

A expectativa de jogar pela primeira vez ao lado do irmão, Maxi, Emanuel deixou clara desde a apresentação oficial. "Vamos cumprir no Bahia esse sonho, que tínhamos pendente desde crianças. Estamos muito contentes", disse, na época.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Vitor Villar – A Tarde

Foto: Edilson Lima | Ag. A Tarde