Postado por - Newton Duarte

#VaiMedina: Circuito Mundial de Surf terá final 'embolada'; Assista

Fanning vence em Peniche e embola disputa pelo título no surfe

Agora, tudo será decidido no Havaí, entre 8 e 20 dezembro, na última etapa da temporada

O australiano Mick Fanning colocou fogo na briga pelo título mundial. Ao ser campeão na etapa de Portugal do Circuito Mundial de Surfe, nesta segunda-feira, superando Jordy Smith (15,50 a 7,67 pontos), ele entrou na disputa com o brasileiro Gabriel Medina e com o norte-americano Kelly Slater. Agora, tudo será decidido no Havaí, entre 8 e 20 dezembro, na última etapa da temporada.

Fanning ergue troféu da etapa de Portugal do Circuito Mundial de Surf

Fanning chegou a Portugal sem muita expectativa, pois imaginava que Gabriel Medina pudesse ir mais longe. “Ninguém esperava isso acontecer. Ele e o Kelly caíram cedo. Um até vai, mas os dois serem eliminados me surpreendeu”, disse. Agora, ele garante que está na briga. “Tudo pode acontecer. Se tiver apenas um tiro, tem que dar. Vou continuar trabalhando duro”, afirmou o tricampeão mundial.

Como ficaram em 13.º lugar em Peniche, tanto Gabriel Medina quanto Kelly Slater mantiveram as suas pontuações. O brasileiro lidera com 56.550 pontos e tem um 13.º lugar (1.750 pontos) de descarte. Assim, só melhora a sua pontuação se conseguir um nono lugar ou melhor. Já Slater tem 50.050 pontos e os mesmos descartes de Medina. Para Fanning, a situação melhorou consideravelmente. Ele atingiu 53.100 pontos com a vitória em Peniche e seu descarte é um 13.º lugar.

Então, luta para alcançar a final em Pipeline e torce para o brasileiro não chegar longe na competição. Já Slater necessita do título no Havaí, mas também precisa contar com tropeços de Gabriel Medina. Já o havaiano John John Florence perdeu na semifinal para Jordy Smith e com o terceiro lugar em Portugal não tem mais chances matemáticas de ser campeão do mundo. “Sinceramente, eu não acreditava que iria brigar pelo título na última etapa porque estava muito distante. Mas meu sonho é vencer a etapa em casa, no Havaí”, disse o garoto.

VIAGEM ANTECIPADA

Mesmo derrotado na terceira fase, Gabriel Medina continua com boas condições de ser campeão na última etapa da temporada, no Havaí. Claro que a disputa do título está aberta, mas o atleta brasileiro está mais perto da taça que seus adversários e agora terá alguns dias para relaxar ao lado da família e pensar no que vai fazer antes da etapa decisiva. “Esses momentos são difíceis, mas tenho de superar porque estou vivendo o que eu amo fazer, que é surfar. Sorte minha que a família está sempre do meu lado”, afirmou.

A princípio, Gabriel Medina vai permanecer em Portugal até esta quinta, conforme estava previsto, e só então vai retornar para o Brasil. Seu voo está marcado para desembarcar no Rio, onde cumprirá uma agenda com patrocinadores. Depois, de 3 a 9 de novembro, ele participa do Prime de Maresias, que fica em São Sebastião, sua cidade no litoral norte de São Paulo, em competição válida pela divisão de acesso. “Vou disputar essa competição”, confirmou.

Como o surfista não conquistou o título antecipado, ele também pretende partir antes para o Havaí, a fim de se aprimorar nos tubos de Pipeline. “Agora vou tentar ir para o Havaí o mais cedo possível para treinar e tomar uns caldos”, brincou. A etapa havaiana no Circuito Mundial pode tornar o atleta o primeiro campeão mundial do Brasil na elite do surfe. “Vai dar tudo certo, se Deus quiser. Minha fé é a última que morre”.

Confira a classificação: