Postado por - Newton Duarte

"Vamos ter que fazer o melhor jogo da temporada", admite Thiago Ribeiro

Thiago Ribeiro reconhece que Bahia terá que render muito mais no próximo domingo para superar vantagem do Vitória e ficar com o título do Campeonato Baiano

O Bahia teve a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Baiano, chegou à final com o melhor ataque, o artilheiro e somente uma derrota na competição. Contudo, o resultado ruim contra o Vitória - o segundo no ano -, no último domingo, deu um banho de água fria nos torcedores otimistas e obrigou o time tricolor a fazer muito mais para ficar com o título. Derrotada por 2 a 0, a equipe do técnico Doriva terá que vencer por, pelo menos, dois gols de diferença para ser campeã do Baianão.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, o atacante Thiago Ribeiro reconheceu a dificuldade que os jogadores terão para superar a vantagem do Vitória, mas disse que a situação pode ser revertida. Thiago, contudo, afirma que, para isso, o time vai precisar render mais e fazer a melhor partida da temporada.

- Para esse jogo, a verdade é que nós vamos ter que jogar mais do que estamos jogando. O time no todo vai ter que render mais do que estamos rendendo. Para vencer, nós vamos ter que render mais. Se pegar os jogos que vencemos bem na temporada, não vai ser suficiente. Vamos ter que render mais. Ou seja, vamos ter que fazer o melhor jogo da temporada até aqui. Se todo mundo render o que pode, temos condições de conseguir o título. Analisando friamente, o resultado de 2 a 0 não é um resultado fácil de fazer, ainda mais quando se entra em campo sabendo do resultado que tem que ser feito. Mas é altamente alcançável esse objetivo. Se a gente faz um gol no primeiro tempo, fica tudo em aberto. Eles ganharam da gente de 2 a 0, por que não poderíamos ganhar deles aqui de 2 a 0? Está tudo em aberto. Para a gente provar para o torcedor que merece esse título é só vencendo. Tudo que falarmos aqui, o torcedor não vai querer ouvir. Torcedor quer que o time entre em campo, vença. Aí, sim, toda a desconfiança fica para trás. O que a gente tem que fazer é lutar ao máximo e jogar bem. Se fizermos isso, acredito que temos boas chances - avalia Thiago Ribeiro.

Além de marcar dois gols, o Bahia também terá que redobrar a atenção na marcação para evitar sofrer na defesa e complicar mais ainda a partida.Thiago Ribeiro admitiu que a postura ofensiva do time terá como risco o contra-ataque, mas é um "mal necessário" pelo qual a equipe vai ter que passar.

- A gente vai ter que jogar buscando o gol a todo momento. Quando se tem que buscar um resultado, a equipe tem que jogar pressionando, sabendo que há um risco de contra-ataque. O time tem que estar atento. Temos que estar bem posicionados para não dar esse contra-ataque para eles. Levando o gol, a situação fica bem mais complicada. Temos a consciência de que não podemos levar gols. O Doriva é experiente, cada jogo é uma história, e nesse jogo, especificamente, teremos que ter uma postura ofensiva. Se a gente conseguir roubar a bola no campo de defesa deles, isso pode favorecer a gente. Vamos precisar de ofensividade e inteligência.

Thiago Ribeiro também reconheceu a tristeza pela derrota no último domingo, mas acredita que a lamentação está superada. O atacante vê o jogo de domingo como "uma segunda chance" e acredita que toda a equipe está focada em vencer e trazer o torcedor de volta para o seu lado.

- A gente ficou muito triste, tanto os mais experientes, como os mais jovens. É normal aquela tristeza pós-jogo. Mas acabou o jogo, a gente já está pensando na volta. É uma segunda chance. Nós temos que reverter dentro de campo. Só cabe a gente entrar e reverter a situação. Ao longo da minha carreira já consegui reverter. Quando se consegue, todos ficam em estado de êxtase, todo mundo fica satisfeito. Então chegou o momento de entrar em campo e jogar. Só vamos trazer o torcedor para o nosso lado fazendo dentro do campo. Tudo que a gente conversar fora é perda de tempo. Torcedor quer ver o resultado, é isso que temos que ter na mente.

Thiago Ribeiro ainda comentou as críticas que o time recebeu após o resultado ruim de domingo. O atacante afirma que não viu o time sem vontade e apático em campo.

- Pode ser que a gente poderia ter entrado com um pouco mais de sangue no olho. Mas eu não vi um time sem vontade em campo, apático. Até o lance do pênalti, a minha visão é que a gente estava controlando bem o jogo, até jogando mais no campo do Vitória do que o Vitória no nosso campo. Aquele pênalti acabou desestruturando a equipe, psicologicamente falando. Aí pode ser que, depois disso, tenha dado essa impressão de que o time estava sem vontade. Mas é como eu disse. A gente se perdeu um pouco depois do gol, e quando você se perde, começa a correr errado, digamos assim. Parece que o adversário está com mais jogadores na região do campo que a gente, e aí pode se passar a impressão de que o time não jogou com a vontade que deveria jogar. Mas o resultado diz muito sobre isso. Se a gente tivesse jogado do mesmo modo e empatado, pelo menos não se estaria falando em falta de vontade, não ter entrado com sangue no olho. A gente sabe que o resultado em si conta muito. Mas esse jogo já passou. A gente procura analisar o que aconteceu. E o próximo jogo é uma outra história, tudo ou nada. Mas a gente tem que reverter essa situação. A gente está perdendo de 2 a 0. É como se tivesse terminado o primeiro tempo. Vamos ter o segundo tempo, que é o segundo jogo, para, pelo menos, tentar empatar.

O jogo contra o Vitória está marcado para as 16h, na Arena Fonte Nova. O GloboEsporte.com vai acompanhar o confronto, em Tempo Real, a partir das 15h30.

Leia mais:
Baianão sub-20: Ingresso para a decisão entre Bahia e Vitória vale 1kg de alimento
Com estiramento muscular, Edigar Junio vira dúvida para final do Baiano
Em desvantagem, Danilo Pires acredita em título no Campeonato Baiano
Ingressos para torcida do Bahia para o clássico Ba-Vi seguem à venda
Novo contratado do Bahia, Jackson deve desembarcar em Salvador na quinta
Tinga pede para a torcida não abandonar o Bahia na final do Campeonato Baiano

Fonte: Ge.com