Postado por - Newton Duarte

Velhos e jovens: Pesquisa aponta 'quem torce por quem' por faixa etária

Pesquisa LANCE! Ibope: Flamengo também lidera entre os mais jovens

Entre os torcedores de 10 a 15 anos de idade, o rubro-negro carioca tem o dobro de vantagem sobre o Corinthians do que na torcida inteira; Botafogo mostra avanço

Flamengo tem o maior índice de popularidade entre os mais jovens

Se entre todos os torcedores, a massa do Corinthians se aproxima do Flamengo, entre os mais jovens, o líder ainda tem folga. Segundo a 5ª Pesquisa LANCE! Ibope, o clube carioca tem 5,4 pontos percentuais a mais que o Corinthians na faixa que vai dos 10 aos 15 anos de idade, a mais jovem ouvida pela pesquisa – a única que escuta pessoas abaixo dos 16 anos.

A faixa mais jovem é considerada a mais importante pelos departamentos de Marketing dos clubes porque, por um lado, é o indicador de tendência de crescimento ou retração da torcida e, por outro, são aqueles que por mais tempo ficarão ligados ao clube – já que o número de deserções é considerado baixo e de troca de camisa, quase nulo.

O Flamengo aparece com 22,3% da preferência, o Corinthians, com 16,9% e o São Paulo, com 8,5%. Nessa faixa, o clube que teve o maior aumento foi o Botafogo (1,7%), passando de 0,4% a 2,2% em seis anos.

– Quando assumimos o clube, em 2009, identificamos que o Botafogo precisava rejuvenescer sua torcida e fizemos um planejamento – disse o presidente do clube, Maurício Assumpção. Outro resultado importante foi a confirmação de crescimento das torcidas do Nordeste. Bahia, Vitória, Santa Cruz, Sport e Ceará, os clubes mais populares dessa região tem na faixa de 10 a 15 anos cerca de o dobro de popularidade da faixa seguinte, de 16 a 24 anos.

Clubes que estão em maus momentos, como Vasco e Palmeiras, que nos últimos anos frequentaram – ou frenquentam – a Série B, são aqueles em que há mais queda entre os jovens. Entre Vasco e Botafogo, há quase um empate total 2,5% contra 2,2%.

Sem efeito Neymar

Um dos resultados da pesquisa é algo que não aconteceu, pelo menos não ainda. Quando decidiu não vender Neymar em 2011, segurando-o por dois anos, mesmo perdendo dinheiro, o Santos queria rejuvenescer sua torcida, uma das mais envelhecidas do Brasil. Mas na pesquisa, o Santos aparece em 15 lugar. Entre os grandes, está na frente apenas do Fluminense.

Entre os mais velhos, no entanto, o Santos tem a quarta maior torcida, com 3,9% dos brasileiros.