Postado por - Newton Duarte

Viáfara nega rivalidade com o Bahia e defende Jean de críticas 'cruéis'

Viáfara nega rivalidade com o Bahia e defende Jean de críticas "cruéis"

Ídolo no Vitória, maior rival do adversário deste domingo, atleta do Conquista diz que atual safra de jovens goleiros do Bahia precisa ser apoiada e os vê grandes no futuro

Ídolo no Vitória, Viáfara agora recebe carinho em Vitória da Conquista (Foto: Eric Luis Carvalho)

Durante três anos, entre 2008 e 2011, Julián Viáfara foi sinônimo de Vitória. E quando defendia o Rubro-Negro baiano, o goleiro nunca fugiu de alfinetadas e brincadeiras contra o Bahia. No entanto, quatro anos depois de deixar o Leão da Barra, Viáfara tem novamente o Bahia em seu caminho. Porém, o colombiano garante não ter nenhum tipo de sentimento no reencontro que vale o título do Campeonato Baiano de 2015. Para o goleiro, o desejo da conquista independe do rival.

- Não tem sabor diferente enfrentar o Bahia. Como já disse a vários jornalistas, para mim tanto faz se for o Bahia, o Vitória, o Ypiranga....Eu tenho a mesma obrigação de vencer os jogos. Eu tenho a mesma vontade e o mesmo objetivo que é vencer as duas partidas e ser campeão. Não me preocupo nem me interessa a cor da camisa do outro lado – disse ao GloboEsporte.com.

Se aos 36 anos, Viáfara já não é mais do tipo que preza por polêmicas, uma coisa segue a mesma para o colombiano: a preocupação com o próximo. E outra vez, esse sentimento independe da camisa que o outro vista. Na última quarta-feira, o goleiro Jean, do Bahia, falhou na partida contra o Ceará. Erro que custou a derrota ao Tricolor, dentro de casa na primeira partida da final da Copa do Nordeste. Através de uma rede social, Viáfara saiu em defesa do goleiro.

Neste sábado, ao GE.com, o colombiano explicou o porquê da defesa. Ele considerou “cruéis” as críticas ao camisa 1 do Bahia por parte da imprensa e da torcida. Na visão do goleiro do Conquista, a cobrança deveria ser maior para atletas mais experientes, enquanto os mais jovens deveriam ser mais apoiados. Viáfara, que lembrou já ter falhado de forma parecida – incluindo uma falha em Ba-Vi – disse que a atual jovem safra de goleiros do Bahia é o futuro do estado debaixo das traves.

- Já fui garoto da mesma idade do Jeanzinho. Já tomei vários gols do mesmo jeito. E eu sei como é difícil. Como a gente se abala e sofre muito com isso. Mesmo que exteriormente você se fortaleça, interiormente você fica machucado pela situação. E hoje em dia, a mídia, o torcedor, eles são muito cruéis. E é muito cruel porque a cobrança é muito alta. Eu acho assim, você pode cobrar de um cara experiente como eu, mas meninos que estão começando, como os três goleiros do Bahia que estão em um processo de maturidade, de se fixarem, eles precisam de mais do que críticas, de muito apoio. E isso fortalece para que sejam grandes goleiros e são os futuros goleiros da Bahia em nível nacional, porque no Vitória (dos 3) não tem ninguém do estado. Então os futuros promissores são esses goleiros do Bahia, como foi o Dida, o Fábio Costa, o Felipe. Então você não precisa ser tão cruel com eles. Acho que o apoio é importante porque em cinco, dez anos, quando eles tiverem fazendo sucesso no futebol nacional ou internacional, vão dizer "de onde são esses goleiros? Da Bahia". Aí é bom para o estado – disse o colombiano ao GloboEsporte.com.

Viáfara e Jean se encontram neste domingo, quando Vitória da Conquista e Bahia se enfrentam a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Lomanto Júnior. A partida tem transmissão da Rede Bahia.