Postado por - Newton Duarte

Vida de Baiano: Greve, partidas suspensas e paródia

Após adiamento de partidas, greve da Polícia Militar chega ao fim na Bahia

Paralisação causou remarcação de dois jogos da Copa do Brasil: Vitória x JMalucelli e Bahia x Villa Nova-MG, previstos para quarta e quinta, agora têm novas datas

A greve da Polícia Militar da Bahia foi encerrada na tarde desta quinta-feira, após assembleia realizada entre líderes do movimento e PMs, no Wet'n Wild, espaço de shows em Salvador, onde parte da corporação permaneceu acampada desde a noite de terça, quando o movimento foi iniciado. Logo após a assembleia, os policiais comemoraram bastante e gritaram em coro "A PM voltou".

Policiais militares comemoram fim da greve da categoria

De acordo com Marco Prisco, vereador e presidente da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros), a categoria conseguiu um aumento de 25% no soldo (remuneração específica dos policiais) para o administrativo da PM, 45% para o operacional e 60% para motoristas.

Também foi aprovada a extinção do código de ética, nova discussão sobre o plano de carreira e fim do curso de cabo.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

- Os benefícios conseguidos hoje são para ativos e inativos - afirmou o líder da PM.

De acordo com informações do coronel Gilson Santiago, diretor de comunicação da Polícia Militar, representantes do gestão estadual estão em reunião na sede da governadoria e devem se posicionar no final da tarde sobre os itens discutidos.

O fim da greve ocorreu no mesmo horário em que era realizada uma reunião entre o governador Jaques Wagner e o ministro da Justiça Eduardo Cardozo, além de outras autoridades locais e nacionais. O encontro foi realizado na sede da governadoria, no Centro Admnistrativo da Bahia.

- Estamos satisfeitos com o fim da greve, pois não queríamos. O governo foi intransigente, mas conseguimos chegar a um acordo. Foi satisfatório esse resultado para nós e tenho certeza que, para a população, também. A população podem fica tranquila - comentou o soldado Santos, da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar após participar da assembleia.

GREVE CAUSA REMARCAÇÃO DE PARTIDAS DE BAHIA E VITÓRIA

Devido à paralisação dos policiais militares e consequente falta de segurança na capital baiana, Bahia e Vitória tiveram alterações em suas programações. O Rubro-Negro teve remarcado o duelo contra o JMalucelli, que estava previsto para ocorrer na última quarta e será realizado na próxima quinta-feira, às 19h30, no estádio de Pituaçu, pela Copa do Brasil. Já o Tricolor não vai mais enfrentar o Villa Nova-MG na noite desta quinta, pela mesma competição. A partida será realizada no dia 30 de abril, às 19h30, na Arena Fonte Nova.

HOMICÍDIOS

Foram registrados 39 homicídios em Salvador e região metropolitana pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia durante pouco mais de 42 horas desde o início da greve, que começou por volta das 19h30 da terça. Na segunda-feira, dia que antecedeu o início da paralisação, foram registrados seis homicídios em Salvador e região, segundo dados da SSP-BA.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da SSP, esse número foi contabilizado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa até as 13h40 desta quinta-feira. A secretaria ressalta que ainda é preciso um período de investigação para confirmar ou não a relação entre as mortes e a redução do policiamento nas ruas devido à greve da PM.

SAQUES

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da capital contabilizou 60 carros roubados no primeiro dia de greve da Polícia Militar. Segundo o delegado titular da unidade, Marcos César Silva, essa quantidade foi registrada entre terça e quarta-feira, e representa um número três vezes maior do que o registrado em um dia comum.

- Isso aqui está um inferno na terra. O movimento triplicou - afirmou o delegado.

Na madrugada desta quinta-feira, uma loja de eletrodomésticos foi invadida no bairro da Calçada, na Cidade Baixa, também em Salvador. Segundo informações da polícia, um grupo de homens entrou no estabelecimento com um carro e roubou diversos produtos da loja. Um veículo foi abandonado no local. Já por volta das 5h desta quinta-feira, um supermercado da rede Cesta do Povo foi arrombado no bairro da Fazenda Grande I. De acordo com a polícia, um grupo ainda ateou fogo no estabelecimento.

No bairro de Cosme de Farias, na noite de quarta-feira, um mercado local foi arrombado por moradores da região. O estabelecimento foi completamente saqueado pelo grupo. Ainda na noite de quarta, outros quatro estabelecimentos foram arrombados e saqueados em Salvador. Três deles no bairro de Brotas. No supermercado Bompreço, saqueadores levaram diversos produtos, quebraram objetos e sujaram todo o local. Já em Camaçari, região metropolitana de Salvador, um caixa eletrônico foi explodido por um grupo de homens.

Ainda no bairro de Brotas, só que nas Lojas Americanas, um carro foi utilizado para arrombar a porta da Lojas Americanas, que também foi saqueada. Os militares do exército foram até o local, mas não encontraram os assaltantes.

Já no Vale do Ogunjá, no mesmo bairro, o assalto foi realizado no supermercado GBarbosa. Seis homens foram presos pela Polícia de Choque (PM) durante a ação. No supermercado Bompreço, localizado na Avenida Garibaldi, produtos também foram levados após o arrombamento do local.

Paródia de 'Raiz de Todo Bem' domina redes sociais com versão da greve

Música original é um dos sucessos do cantor Saulo Fernandes; veja letra

Imagem com montagem do cantor Saulo circula pelas redes sociais

Depois de compartilharem diversas piadas na internet sobre a greve da Polícia Militar na Bahia, internautas divulgam agora uma paródia da música 'Raiz de Todo Bem', em rede social.

O hit original, sucesso na voz do cantor Saulo Fernandes, ganhou uma versão especial sobre o assunto que domina o estado deste a terça-feira (15). Uma montagem com uma foto do artista durante o Carnaval deste ano, também circulas pelos grupos de whatsapp.

Veja e ouça a letra da música: 

"Salvador, Bahia, território iraquiano

Com medo tô eu, tá você, tamos nós, a PM parou

Oxente, cê num tá vendo,

que a gente é nordeste,

tiro pra peste cadê a galera da Rondesp?

Que dureza,

segure a sua carteira,

não dê bobeira,

até já fecharam a Igreja do Senhor do Bonfim,

pra nós cidadão tá ruim

E o povo com medo,

a polícia parou,

e a copa chegou

Refrão

A PM parooou,

não quero copa nesse país,

não venha me fazer de mané,

segurança que a gente quer

A PM parooou,

não quero copa nesse país,

não venha me fazer de mané,

saúde e educação que a gente quer"


Fonte: GE.COM/G1 BA e IBahia

Foto: Maiana Belo/G1