Postado por - Newton Duarte

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

A Taça foi conquistada numa finalíssima histórica, contra o Santos do Rei Pelé, considerado por muitos o melhor time de futebol de todos os tempos, no Maracanã, no dia 29 de março de 1960. O Tricolor venceu por 3 a 1, com gols de Vicente, Léo e Alencar. A partida foi a terceira da fase decisiva. Na primeira, em plena Vila Belmiro, o Tricolor venceu por 3 a 2. Na segunda, na Fonte Nova, o peixe deu o troco – 2 a 0.

O que disseram sobre a conquista

Salvador hoje completa 411 anos de fundação e o melhor presente foi a grande conquista do Esporte Clube Bahia (Heitor Dias, prefeito de Salvador).

Tivemos de lutar muito, estivemos sempre, em todas as batalhas, com o coração na mão, mas tudo deu certo e conquistamos o maior título do Brasil (Geninho, técnico do Bahia e ex-pracinha da FAB na segunda guerra).

Um dos momentos inesquecíveis da historia do futebol brasileiro, foi arrepiante (Vicente Arenari, zagueiro do Bahia).

Jogamos um futebol vigoroso, vistoso, pratico e bem definido taticamente. O adversário jogou bem, mais soubemos ter calma para sair de um placar adverso e com o apoio da massa aos poucos fomos dominando o jogo e os gols saíram em momentos certos da partida (Léo Briglia, meia do Bahia, artilheiro da Taça Brasil 1959).

Jogamos contra o Vasco e contra o Santos seis partidas e vencemos quatro. São as duas maiores equipes do país, com jogadores campeões mundiais pela Seleção. Muita gente não acreditava, mas o nosso time também não deve nada aos deles (Marito, atacante do Bahia)

Não colocamos somente a Bahia no mapa do futebol do Brasil, colocamos o Nordeste (Biriba, atacante do Bahia).

O jornal O Globo, um dos mais influentes e respeitados do País, publicou um artigo entusiasmado do jornalista Ricardo Serran, no qual saudava o Bahia como o “primeiro campeão brasileiro de todos os tempos”. Dizia, ainda: “… um titulo único e inédito de uma importância sem igual. Uma odisséia fantástica do Esporte Clube Bahia, quase desacreditado depois da derrota em Salvador, vitorioso e inconstante no Rio de Janeiro, no templo do futebol, o Maracanã, contra o maior time do mundo”.

Um título justo, sem dúvida. Este Bahia, lembrado por seus torcedores como um dos melhores times de sua história, era uma equipe entrosada, que ganhou seis títulos estaduais nos anos 50 e se tornaria pentacampeã baiana em 1958/59/60/61/62.