Postado por - Heitor Montes

Após bom início de temporada, Vinícius ainda não engrenou no Brasileirão

O meia Vinícius começou 2018 com tudo. Vice-artilheiro e líder de assistências do Bahia na temporada, o jogador superou seus melhores números nos primeiros meses do ano, teve grandes atuações que renderam o carinho da torcida, que antes pegava no seu pé, e também ganhou apelidos carinhosos, como "Veronícius". Porém, as boas atuações não vêm se repetindo neste início de Campeonato Brasileiro. Em nove jogos pela competição, o meia não vem se destacando nas partidas e chegou a ser reserva no último domingo (3), no jogo contra o Grêmio.

Nestes nove jogos pela Série A, Vinícius não fez gols, nem deu assistências. De acordo com o site Footstats, o jogador finalizou 15 vezes (três certas) e é o quinto jogador com mais passes certos do Bahia (228). Porém, o meia é o segundo do time com mais passes errados (41), o que contrasta com o seu início de temporada. Vinícius marcou oito gols no ano em outras competições (cinco no Campeonato Baiano, dois na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil) e deu nove assistências.

Vinícius reconhece a queda de rendimento nos últimos jogos e tentou explicar o motivo. Após a derrota do Bahia para o Sport, pela quarta rodada do Brasileirão, o meia deu entrevista à Rádio Metrópole e disse acreditar que a mudança do seu posicionamento tem influenciado o seu desempenho. Na Série A, o meia tem jogado como o responsável pela criação, centralizado no 4-2-3-1. Com Elton e Gregore fazendo a dupla de volantes, e Zé Rafael e Élber abertos pelas pontas, Vinícius se posiciona entre os dois pontas, sistema em que ele jogou na temporada passada, mas não foi bem:

E difícil eu falar, mas com certeza eu vou ter uma conversa com a comissão técnica. Vou dizer como prefiro jogar. Eu sempre falei que, quando eu entrar em campo, vou dar meu melhor, mas tenho a consciência de que minha posição mudou e eu não venho tendo bons jogos. Eu vou voltar a jogar bem e poder dar muitas alegrias ao torcedor. A vida de jogador é de fases

Neste ano, Vinícius atuou de outras duas formas: como segundo volante no mesmo 4-2-3-1, e no 4-1-4-1, como jogador da segunda linha de quatro jogadores, dividindo a responsabilidade da armação de jogadas. Em uma entrevista concedida neste ano, o jogador admitiu que o 4-1-4-1 é o seu sistema preferido. Ele atuou dessa forma em 2014, quando se destacou pelo time do Náutico.

Em 2014, quando comecei a me destacar, eu joguei no 4-1-4-1 no Náutico. O Dado Cavalcanti era o treinador na época. Na mesma função. Sou um jogador que sei ler bem o jogo, sou um jogador versátil. Já joguei de lateral-direito, já joguei de volante, de falso 9. Hoje no futebol isso é importante. E mais importante é poder entrar em campo e estar ajudando o Bahia

Antes da sua demissão, o treinador Guto Ferreira tentou explicar o rendimento de Vinícius no Campeonato Brasileiro. De acordo com o técnico, a mudança de desempenho do jogador ocorreu por causa da própria dificuldade do campeonato:

Eu acredito muito mais na dificuldade da competição. Muito mais. Adaptação a ela. Acho que, mais do que nunca, nesse momento temos que jogar para dentro de si e analisar no que é que estamos com dificuldades e buscar soluções. Estamos fazendo isso. Tenho certeza que Vinícius, se não está fazendo, fará também. De alguma maneira, ele vai fazer.

Vinícius tem uma nova chance de melhorar seu desempenho no Brasileiro nesta quinta-feira (7), quando o Bahia enfrenta o Paraná, em Curitiba.