Postado por - Heitor Montes

Vinícius diz que será o mais hostilizado em final no Barradão

Na tarde desta quinta-feira (5), o meia Vinícius concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O jogador falou sobre a perspectiva de voltar ao Barradão neste domingo (8), para o Ba-Vi decisivo do Campeonato Baiano, após sua comemoração ter dado início a uma confusão generalizada no primeiro clássico do ano, no dia 18 de fevereiro.

O meia garante que a confusão é águas passadas e que o foco é na decisão do título estadual. No último domingo (1º), o Tricolor venceu por 2 a 1 na Arena Fonte Nova e agora tem a vantagem do empate na partida deste domingo. Porém, na próxima partida, a única torcida presente no estádio é a rubro-negra.

Na entrevista, Vinícius falou sobre os aprendizados após a confusão no primeiro clássico e diz que espera ser hostilizado pela torcida rival:

Tenho a consciência de que, dos jogadores do Bahia, eu vou ser o mais hostilizado pela torcida. Isso é meio óbvio, pelo que aconteceu no primeiro Ba-Vi. Em relação ao gol, muito se questionou por que eu não comemoro com minha torcida, mas ela estava do outro lado [no dia do primeiro clássico]. Nesse Ba-Vi, que vai ser de torcida única, não vou fazer [a dancinha] se fizer gol por respeito à torcida do Vitória, até mesmo aos jogadores. Aquele episódio lamentável serviu de aprendizado. Fui um dos pivôs e não queria violência. Cada um teve que fazer reflexão. O que mudaria é não comemorar, em respeito torcida do Vitória

Vinícius pregou respeito dentro de campo também. Mesmo com a vantagem do empate, o meia falou que o jogo não será fácil, principalmente por ser um clássico:

Tenho total consciência que, sempre que entro em campo, é onze contra onze. Um clássico envolve muitas outras coisas, mas a gente está trabalhando tudo isso, principalmente o emocional. É como falo, em semana de decisão, a ansiedade bate. Não vou mentir. Todo mundo tem consciência do que o jogo representa. A gente fez 90 minutos muito bons, mas sabe que não tem nada ganho, sempre respeitando. Sabemos que é na casa do adversário. É sempre respeitando, mas a gente sabe que, no futebol, respeito é fazer gol

Com o Vitória precisando do triunfo, a lógica é que a equipe rubro-negra proponha o jogo neste domingo. Vinícius admite que a equipe adversária irá pressionar, e por isso, o Tricolor precisa encontrar os meios para conseguir um bom resultado:

A gente tem uma estratégia, sabe que tem a vantagem. Eles vão estar jogando em casa, com apoio da torcida A gente tem a noção que, principalmente no começo do jogo, eles vêm para cima. Mas a gente sabe que pode ser cirúrgico e, num contra-ataque, matar o jogo, fazer um gol e prejudicar a estratégia deles. É meio complicar prever algo. É clássico, tudo por acontecer. Mas tenho certeza que nessa semana, tudo que Guto está passando, a estratégia, a gente vai sair com o título

Artilheiro do Bahia em 2018, com oito gols marcados, Vinícius é prudente ao falar sobre a partida deste domingo. Porém, o meia acredita que seu bom momento pode ajudar a equipe tricolor, inclusive com gols na final do estadual:

Para coroar um campeonato que venho fazendo. Sou o vice-artilheiro, fico feliz com isso, mas sempre deixo claro que o mais importante não é meta individual, mas ajudar o Bahia de alguma maneira, seja com gol, assistência, ajudando na marcação. Todo mundo pensando dessa maneira ganha campeonato. Time ganha jogo, grupo todo campeonato. A gente está com esse pensamento para chegar final de semana e, se Deus quiser, com o triunfo.

Confira o que Vinícius falou em entrevista coletiva

Problema de saúde de Guto Ferreira
- Pegou a gente de surpresa, mas ele explicou que é algo que ele já tinha, que vem cuidando sempre. O coração dele está bom. A gente falou que, se Deus quiser e tudo der certo, o coração dele vai estar mais feliz.

Renovação de contrato
- Eu estou meio por fora, até mesmo o Francisco, André [empresários] deixaram claro para eu ficar com a cabeça na final, que é o mais importante no momento. Em relação à renovação, vou ficar muito feliz de prolongar meu contrato aqui, até pelo respeito, e oportunidade que o Bahia deu para mim. Estava há seis meses parado, afastado do Atlético-PR. Foi o clube que apostou em mim. Então, tenho certeza que as coisas dando certo, já deixei bem claro que a minha vontade é renovar com o Bahia. Tenho certeza que a gente vai entrar em um acordo e se Deus quiser vou assinar mais anos aqui.