Postado por - Newton Duarte

Violência nos estádios reabre discussão sobre CPI

Violência nos estádios reabre discussão sobre criação de CPI

Os estádios de futebol voltaram a ser cenários da violência de torcidas organizadas nos últimos fins de semana, em Brasília


Nesta semana, o governo do Distrito Federal proibiu as torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Independente, do São Paulo, de entrar no Estádio Mané Garrincha por dois anos. Integrantes das duas organizações protagonizaram cenas de pancadaria recentemente na nova arena.

Na Câmara, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode ser criada para investigar atos violentos de torcidas organizadas. A proposta (PRC 232/05) foi aprovada por unanimidade em abril, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e desde então aguarda votação no Plenário.

"A CPI vem para corroborar com a cultura de paz que o Brasil necessita, mas também para coibir os abusos, muitas vezes a conivência de alguns clubes com o financiamento, o patrocínio e a participação das torcidas organizadas. Eu não posso generalizar, dizer que todas torcidas são assim. Mas acontecem coisas até piores do que a violência explicitada nas câmeras de televisão", lamenta o autor do pedido de criação da CPI, deputado Lincoln Portela (PR-MG).

O fato de ter sido apresentada na forma de projeto de resolução (e não na de requerimento) faz com que a CPI das Torcidas Organizadas, uma vez aprovada em Plenário, passe na frente de outros pedidos de CPI que aguardam na fila. Para ser levado à votação, o projeto depende de entendimento do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e dos líderes partidários.


Fonte: Agência Câmara – Ibahia

Foto: Arquivo/Correio