Postado por - Newton Duarte

Virgílio diz não ter recebido manifesto dos Atletas

Diretor da CBF diz não ter recebido manifesto, mas deixa portas abertas

Virgílio Elísio disse que CBF ainda não recebeu manifesto

Virgílio Elísio, um dos responsáveis pelo calendário, afirma que soube do protesto dos jogadores pela imprensa: ‘Mas a entidade deve recebê-los’


Um dos responsáveis por organizar as tabelas e o calendário do futebol brasileiro, o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, ainda não foi comunicado oficialmente sobre manifesto de 75 jogadores da séries A e B, contrários ao calendário de 2014, divulgado nesta semana pela entidade. O dirigente, que soube pela imprensa do comunicado, deixou claro que a entidade não se opõe a receber os atletas, mas frisou que esse é um assunto político, que cabe apenas ao presidente José Maria Marin.

- Sequer recebemos (o manifesto dos jogadores). Eu, particularmente, não vi. Soube pela imprensa. Não vi, não li, não conheço. Mas já pedi para verificarem. Preciso ver o que é eles (jogadores) pretendem. Mas é claro que se eles quiserem se reunir com a CBF, a entidade deve recebê-los. Mas quem fala sobre esse assunto é a presidência. Esse é um assunto político que não cabe à direção de competições - disse Virgílio Elísio.

Apesar de ressaltar que o presidente José Maria Marin é quem deve decidir e se pronunciar sobre o assunto, Virgílio Elísio admitiu que mudanças para o calendário da próxima temporada são improváveis, apesar do manifesto dos atletas.

- Em principio, acho difícil, improvável (alguma mudança). Mas essa pergunta deve ser feita à presidência da CBF.

Em nota, nesta terça-feira, 75 atletas mostraram contrariedade com a forma como a CBF armou as datas das partidas em 2014, inclusive com quebra das férias, que passarão a ser divididas em 15 dias no início e 15 no meio da temporada, na pausa para a Copa do Mundo. Os jogadores pedem uma reunião com a entidade para tratar da questão.

De acordo com o calendário previsto, a temporada de 2014 vai começar no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial. Isso fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada).

Confira a nota e a lista dos atletas que a assinaram:

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível

Sem mais para o momento,

(Assinaram o manifesto 75 de vários clubes, excetuando-se os jogadores de Vicetória e Náutico)


Fonte: Marcelo Baltar – GE.COM

Foto: Bruno Alves