Postado por - Newton Duarte

Virou na Zona, a queda é quase certa

64% dos times que viram o turno na zona da degola caem no Brasileirão

Náutico, que empatou com o Corinthians domingo, briga para não cair

Desde que o torneio passou a ter 20 equipes, em 2006, 18 das 28 equipes que terminaram a primeira metade da competição na zona de rebaixamento caíram para a Série B


O Campeonato Brasileiro teve neste domingo o encerramento do primeiro turno da competição. E para os times que brigam na parte de baixo da tabela de classificação, mais especificamente na zona de rebaixamento, já passou da hora de abrir os olhos e começar a reagir.

Isso porque desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 clubes, 18 das 28 equipes que terminaram a primeira metade do torneio na degola foram rebaixadas. Ou seja, 64,2% dos clubes que caíram para a Série B já figuravam no fundo do poço ao fim da 19ª rodada nos anos de suas respectivas quedas.

Nesta temporada, Portuguesa (17ª), São Paulo (18º), Ponte Preta (vice-lanterna) e Náutico (lanterna) viraram o turno entre os quatro últimos do campeonato. Destes quatro, apenas o Tricolor nunca conheceu a sensação de ser rebaixado. Em 2012, porém, os quatro times que já estavam na zona de rebaixamento na virada foram para a Segunda Divisão.

Confira abaixo como viraram os turnos nos Brasileiros desde 2006:


Fonte: Bruno Rodrigues - Lance!Press

Foto: Eduardo Viana/Lance!Press