Postado por - Newton Duarte

Vitória da Conquista 2 x 0 Bahia :: Os gols e a Ficha Técnica

Chance de ouro: com 2 a mais, Bode aproveita oportunidades e vence Bahia

Tricolor baiano inicia partida com bom desempenho, mas tropeça nas próprias pernas e assiste ao Vitória da Conquista largar com vitória por 2 a 0 no Campeonato Baiano

O Vitória da Conquista tinha, na tarde deste domingo, uma das tarefas mais difíceis do Campeonato Baiano: a partida de estreia pelo estadual o colocava frente a frente com o último campeão do torneio. Do outro lado, no estádio Lomanto Júnior, um Bahia reestruturado da gestão ao campo iniciava oficialmente a temporada, com a missão de, já no Baianão, puxar a recuperação da moral pós-rebaixamento. Era Davi contra Golias. E, como na história bíblica, deu Davi.  

Aos gritos de “Ão-ão-ão! Segunda Divisão” entoados pela torcida do Conquista, o Tricolor começou o ano com pé esquerdo e amargou uma derrota na largada do Campeonato Baiano. Apesar de iniciar a partida com bom desempenho, a equipe tropeçou nos próprios erros, falhas que foram mais do que aproveitadas pelo Bode. Do erro da zaga tricolor e do bom posicionamento do atacante, o primeiro gol do dono da casa. Do erro do lateral visitante, que espalmou uma finalização, o segundo tento. E poderia ter havido mais um, se o gol não tivesse sido anulado. No apito final, 2 a 0 para o Conquista.

O Bahia volta a campo pelo Baianão no próximo sábado, quando enfrenta o Jacuipense, na Arena Fonte Nova. Antes disso, na quarta-feira, o Tricolor recebe a Campinense, pela Copa do Nordeste. Já o Vitória da Conquista enfrenta o Galícia no próximo domingo, no estádio de Pituaçu, em jogo válido pela 2ª rodada do estadual.

Vitória da conquista x bahia (Foto: Imagens/TV Bahia)

No Lomanto Júnior, Vitória da Conquista bate o Bahia por 2 a 0 (Foto: Imagens/TV Bahia)

Conquista, o oportunista  

O primeiro tempo começou com boa vantagem do Bahia sobre o Bode. Apesar da falta de ritmo de jogo, comum em início de temporada, o Tricolor chegou criando mais chances que o adversário, principalmente por meio de jogadas de Willians Santana, que deixou Kieza na cara do gol nos minutos iniciais. O Conquista dava espaços no meio de campo e não conseguia se compactar. Mas, aos 39 minutos, as coisas mudaram. Depois de desperdiçar uma chance de abrir o placar, Diogo Capela não repetiu o erro: o Bode chegou à área trocando passes de pé em pé, até que o atacante recebeu livre e bateu cruzado no canto da meta de Omar. Cinco minutos depois, novo gol para o dono da casa. Em finalização de Carlinhos, Railan deu uma de goleiro e praticamente defendeu o chute do adversário, ao cair na área com os braços estendidos. O lance lhe rendeu um cartão vermelho e pênalti a favor do Vitória da Conquista. André Oliveira converteu.

Confira a Tabela atualizada do Baianão 2015 .

Na segunda etapa, o Bode se acomodou. Em vantagem no placar, a equipe aderiu aos contra-ataques, enquanto sua torcida provocava o visitante: “Ão-ão-ão! Segunda Divisão” era o grito que se ouvia das arquibancadas. O Bahia, por sua vez, não revidou. Foram poucas as chances criadas. As duas mais agudas vieram dos pés de Rômulo, que chegou a mandar um belo chute, aproveitando espaço da defesa, mas a bola saiu pela linha de fundo. Rafamar, por outro lado, soube chutar na gaveta - o que seria o terceiro gol do Conquista, não estivesse o atacante em posição de impedimento. Ainda houve tempo para que Raul, aos 49, fosse expulso, depois de cometer falta dura em Apodi e levar o segundo amarelo.

Vitória da Conquista 2 x 0  Bahia

Campeonato Baiano 2015 -1ª rodada

Local: Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista (BA)

Horário: 16h

Data: 01/02/2015

Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo (BA)

Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias

Cartões Amarelos: Vitória da Conquista: João Álvaro; Bahia: Kieza, Zé Roberto e Raul

Cartão Vermelho: Bahia: Railan e Raul

Gol: Vitória da Conquista: Diogo Capela, André Oliveira

Vitória da Conquista: Viáfara, Apodi, João Álvaro (Dionísio), Fernando e Fausto; Iedo Aragão, e Maicom; André Oliveira, Rafamar (Ivan Brazão), Carlinhos; Diogo Capela.

Técnico: Evandro Guimarães.

Bahia: Omar; Railan, Titi, Chicão e Raul; Feijão (Tony) e Bruno Paulista; Willians Santana (Zé Roberto), Tiago Real e Tchô (Rômulo); Kieza.

Técnico: Sérgio Soares.