Postado por - Newton Duarte

Vitória da Conquista 3 x 0 Bahia :: O jogo, os Gols, Ficha Técnica e a Programação

Sem medo: Bode sufoca Bahia, vence e inverte vantagem na final do Baiano

Com arquibancada cheia, Vitória da Conquista aproveita baixo rendimento do Tricolor, se impõe e vence por 3 a 0; no jogo de volta, pode perder por dois gols de diferença

No ano em que completa dez anos de fundação, o Vitória da Conquista tem como meta fechar o Baianão com o primeiro troféu de campeão de sua história. Neste domingo, foi dado o primeiro passo para o cumprimento do objetivo: no estádio Lomanto Junior lotado, o Bode, invicto no estadual, bateu o Bahia por 3 a 0 e vai para o jogo de volta com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença.  

E o triunfo não foi fruto apenas de baixo rendimento da equipe da capital. Sob o apoio de sua torcida, o time comandado por Evandro Guimarães se impôs sobre o Bahia, sem se intimidar pela grandeza do adversário. Os gols saíram no segundo tempo, marcados por Fausto, Diego Aragão e André Beleza. O Tricolor fez o que pôde na raça e melhorou pouca coisa na segunda etapa, mas não foi o suficiente para diminuir o placar.

No próximo domingo, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez na Arena Fonte Nova. Antes disso, na quarta, o Bahia volta a campo pela Copa do Nordeste: no Castelão, enfrenta o Ceará em partida decisiva da final do torneio regional.

Vitória da Conquista bate Bahia por 3 a 0 no jogo de ida das finais do Baianão (Foto: Eric Luis Carvalho)

Tatu desperdiça chances; Bahia pouco cria

Como era de se esperar, o primeiro tempo da partida teve ingredientes de uma decisão. Com a necessidade de vencer para inverter a vantagem do Bahia, o Vitória da Conquista se lançou ao ataque desde os primeiros minutos e, empurrado pela torcida, teve maior presença de jogo. Diante do Tricolor nervoso, cometendo muitos erros, o Bode tomou conta: apostou na velocidade dos seus homens de frente e quase se deu bem. Melhor em campo, Tatu teve duas chances de abrir o placar. Na primeira, chutou por cima. Na segunda, desequilibrado, chutou fraco para defesa de Jean. O Conquista ainda perdeu outras oportunidades, uma delas após falha bizarra do goleiro tricolor, que entregou a bola nos pés de Carlinhos. Pressionado, restou ao Bahia gastar as energias da etapa inicial com reclamações contra a arbitragem.

Bode faz três, e Bahia não tem forças para reação

O segundo tempo começou com o mesmo enredo do primeiro. A diferença é que, desta vez, o Bode balançou as redes. Logo nos primeiros minutos, após cruzamento na área, a defesa do Bahia bateu cabeça, e o volante Fausto, ex-jogador do Tricolor, subiu para desviar de cabeça e abrir o marcador. O gol empolgou a torcida local, que empurrou o time ao ataque. A equipe da capital ainda ameaçou com chutes de Léo Gamalho e Maxi, que teve a chance mais aguda, mas não teve jeito. Sem medo e com atuação segura, os comandados de Evandro Guimarães não se contentaram com uma vitória pelo placar mínimo. Aos 22, Diego Aragão aproveitou o vacilo de Thales, driblou o zagueiro e bateu forte para marcar o segundo. O terceiro saiu dos pés de André Beleza seis minutos depois, com um chute no canto do gol de Jean.

Vitória da Conquista 3 x 0 Bahia

Campeonato Baiano - Final (1º jogo)

Local: Estádio Lomanto Júnior

Data: 26/04/2015

Horário: 16h

Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo

Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias

Cartões Amarelos: Vitória da Conquista: Tatu, Viáfara, Fernando Belém (Vitória da Conquista) / Bahia: Pittoni, Léo Gamalho

Cartões Vermelhos:

Gols: Vitória da Conquista: Fausto, Diego Aragão e André Beleza

Vitória da Conquista: Viáfara; Apodi, Silvio Fernando Belém e Mateus Leoni; Fausto, Maicon, Diego Aragão e André Oliveira; Carlinhos e Tatu (Erivelton).

Técnico: Evandro Guimarães.

Bahia: Jean; Tony (Yuri) , Thales, Titi e Bruno Paulista; Pittoni (Zé Roberto), Souza, Tiago Real; Maxi (Rômulo) , Léo Gamalho e Kieza.

Técnico: Sérgio Soares

Programação

Tricolor terá mais uma semana decisiva

Após o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, o Tricolor agora se prepara para mais uma semana decisiva.

Na quarta-feira (29), o Bahia vai até Fortaleza, onde enfrenta o Ceará, pela finalíssima da Copa do Nordeste. A partida será às 22h, no Castelão.

Já no próximo domingo (03), o Esquadrão de Aço decide o título estadual jogando na Fonte Nova contra o Vitória da Conquista, às 16h.

Confira a programação semanal

Segunda-feira (27) – 16h: Treino, Fazendão;

Terça-feira (28) – 16h: Treino, Fazendão; – 20h55: Embarque para Fortaleza;

Quarta-feira (29) – 22h: Jogo contra o Ceará, no Castelão;

Quinta-feira (30) – 13h40: Desembarque previsto em Salvador; – 16h: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (01) – 16h: Treino, Fazendão;

Sábado (02) – 08h30: Treino, Fazendão;

Domingo (03) – 16h: Jogo contra o Conquista, na Fonte Nova.