Postado por - Newton Duarte

Vitoria da Conquista e Bahia se enfrentam na primeira decisão do Campeonato Baiano

Tricolor visita o Conquista, hoje, na primeira decisão do Campeonato Baiano

O tricolor é dono do melhor ataque do estadual com 28 gols. Kieza e Maxi são os artilheiros com seis, cada

Virar a chave, mudar o foco, esquecer o que passou. A derrota de 1x0 no jogo de ida da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará, ficou para trás. Neste domingo, às 16h (TV Bahia), o Bahia visita o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, na primeira partida da decisão do Campeonato Baiano.

Atual campeão, o tricolor joga por dois empates para conseguir o bicampeonato estadual que, em campo, não acontece desde 1994, com o histórico gol de Raudinei, na Fonte Nova. Em 1999, o título foi dividido com o Vitória, por decisão judicial.

Dois nomes fortes: Kieza e Titi, que retorna à equipe (Foto: Robson Mendes)

Além da melhor campanha, o Esquadrão chega à decisão com o melhor ataque, 28 gols, e os artilheiros do estadual, Kieza e Maxi, com seis cada. O Vitória da Conquista tem a melhor defesa, com seis gols sofridos, e está invicto.

Mesmo com o time participando simultaneamente de duas finais, Sérgio Soares considera possível manter os atletas em bom nível físico e psicológico e não deve poupar nenhum titular. “Jogando quarta e domingo,  a gente consegue recuperar. É ruim quando jogamos quinta, o período é muito curto e a gente tem que rodar o elenco. Só se houver uma necessidade, mas a ideia é uma manutenção do time para os jogos que nós temos”.

O comandante tricolor tem todo o elenco à disposição. O zagueiro Titi e o volante Bruno Paulista, que estavam suspensos contra o Ceará, voltam. Ambos devem recuperar a condição de titular nos lugares de Robson e Patric, respectivamente.

Com isso, Bruno seria novamente improvisado na lateral esquerda, a exemplo do que já havia acontecido no jogo de volta contra o Nacional-AM, pela Copa do Brasil. Questionado sobre a volta de Titi, o meia Souza destacou a importância e liderança do zagueiro dentro de campo.

O Bahia de Sérgio Soares inicia hoje a segunda final de campeonato na semana, contra o Vitória da Conquista (Foto: Arisson Marinho/Arquivo Correio)

“Titi é o nosso capitão, é o cara que tem mais anos de clube do que todos que estão aqui. Todo jogador importante que acaba não jogando em momentos decisivos faz falta”, afirmou.

Sem desculpas

Os jogadores do Bahia sabem que, além do adversário em si, vão enfrentar dificuldades também com o gramado do estádio Lomanto Júnior. No entanto, os atletas têm evitado usar as más condições do gramado como justificativa para um possível fracasso.

“Lá, naquele campo, não tem jeito. Não tem muito o que fazer, porque é ruim mesmo. Jogamos uma partida lá e perdemos, mas não vamos ficar nos apegando a isso”, disse o lateral-direito Tony.

O meia Tiago Real, um dos que estiveram no mesmo estádio na derrota por 2x0 para o Vitória da Conquista, no jogo de estreia do estadual, considera que aquele foi um jogo atípico e acredita que as coisas serão diferentes no reencontro de hoje entre as duas equipes.

“O jogo que nós tivemos com eles lá foi um jogo no início de trabalho. O primeiro jogo do campeonato, foi um jogo atípico, onde tivemos jogador expulso, tivemos um pênalti (contra) muito cedo, então houve muitas coisas que tivemos um resultado negativo lá. Vejo a gente em um novo momento”, analisou.

Quem jogará pela primeira vez em Conquista é o meia Souza. Na primeira rodada ele ainda não havia sido regularizado e por isso ficou de fora. O jogador mostra confiança em conquistar um bom resultado fora de casa para ter vantagem ainda maior no próximo domingo, na Fonte Nova.

“A gente sabe que tem a dificuldade do campo. Eu não joguei o primeiro jogo lá, mas a gente está em outro momento, eles também. Duas equipes na final por merecimento. O Bahia não chegou na final à toa”.