Postado por - Newton Duarte

Você sabe o que é 'Boxing Day'?

Premier League inicia maratona de fim de ano com rodada do 'Boxing Day'

Inglaterra não descansa e aposta em peculiaridade da liga para seguir atraindo público

Chelsea é o líder da Premier League (Foto: Oli Scarff/AFP)

Enquanto o mundo da bola descansa com os festejos de Natal e Réveillon, a Inglaterra segue com as competições a todo vapor, numa verdadeira maratona de fim de ano. Hoje, no tradicional “Boxing Day”, a Premier League terá todos os dez jogos da 18 rodada. Domingo, segunda e até mesmo no dia 1º de janeiro, o torneio prossegue com novas jornadas.

Recesso? Os ingleses argumentam que o futebol é um atrativo neste período. Nos estádios, torcedores aparecem fantasiados de Papai Noel e cantam as músicas típicas. Para a liga, o folclore contribui para deixar o torneio irresistível e único no cenário internacional.

Além disso, a época do ano é perfeita para a confraternização familiar em torno da televisão: o programa preferido é, claro, é o futebol.

Mas nem todo mundo concorda. Estreante no país, o técnico do Manchester United, Louis Van Gaal, reclamou do agressividade do calendário. Já o técnico do Chelsea, José Mourinho, gosta da ideia.

Em campo, destaque para a briga pela liderança. No Stamford Bridge, às 10h45 (horário de Brasília), o Chelsea, que soma 42 pontos, enfrenta o West Ham, quarto colocado, mas com uma diferença de 11 pontos entre ambos. Os Blues buscam a terceira vitória consecutiva para manter ou ampliar a vantagem sobre o Manchester City, vice-líder.

Com 39 pontos, o time azul da cidade que foi o berço da Revolução Industrial enfrenta o West Bromwich, no The Hawthorns, às 13h (horário de Brasília). Conforme o placar da partida, o Manchester City pode assumir a ponta se o Chelsea perder em Londres, já que o saldo de gols é o primeiro critério de desempate.

No mesmo horário, em Old Trafford, o Manchester United recebe o Newcastle. Os Diabos Vermelhos subiram da parte intermediária para a terceira colocação após seis triunfos consecutivos nas últimas sete rodadas. Já o Liverpool visita Burnley. Os Reds estão apenas na décima colocação.

Depois de deixar escapar a vitória sobre o Liverpool no último minuto, domingo passado, o Arsenal fecha o Boxing Day, às 15h30 (horário de Brasília), contra o Queens Park Rangers, no Emirates Stadium. Os Gunners têm 27 pontos e ocupam a sexta colocação, com 27 pontos, a quatro da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões da Uefa. Já o adversário de hoje soma 17, está em 16 lugar e luta contra a degola.

O QUE É O BOXING DAY?

DEFINIÇÃO

Termo utilizado em numerosos países anglo-saxões para descrever o dia seguinte ao Natal.

O QUE ACONTECE?

O excesso de mercadorias de inúmeros estabelecimentos comerciais entra em liquidação

FUTEBOL

O esporte não para no Reino Unido. Neste dia, todos os clubes do arquipélago britânico vão a campo.