Postado por - Newton Duarte

Willian quer “Técnico moderno’ e dará atenção à Base

William revela procura por técnico ‘moderno’ e fala dos planos para 2014

Dirigente evita falar os nomes dos candidatos à substituto de Cristóvão Borges e diz que Bahia não pode ser 'última opção' para os jogadores que forem contratados

Anunciado como novo diretor de futebol do Bahia na última terça-feira, o ex-jogador William Machado, já arregaçou as mangas para pôr em prática o planejamento Tricolor para a próxima temporada. A primeira missão do dirigente é a de contratar um técnico para substituir Cristóvão Borges, que pediu para deixar o Fazendão no início da semana. Marquinhos Santos, que treinou o Coritiba este ano e está sem clube, e Guto Ferreira, comandante da Portuguesa, são possibilidades. Mas William prefere ter calma para anunciar o nome do treinador que assumirá o Esquadrão em 2014.

William Machado disse que contratação de Autuori não passou de especulação

- Não fechamos. Estamos analisando muito o mercado. Estamos sendo criteriosos para diminuir ao máximo a possibilidade de erro. A gente quer um treinador de perfil moderno. Não precisa ser novo, mas precisa ter uma visão moderna de futebol e caber no nosso orçamento – disse o dirigente em entrevista à TV Bahia.

Recentemente, Paulo Autuori, demitido do São Paulo durante o Brasileirão, foi especulado no Bahia. No entanto, segundo William, tudo não passou de um boato.

- O Autuori foi um nome ventilado pela imprensa. É um excelente nome, mas hoje, dentro do orçamento, acho que não teríamos condições de contratá-lo - ponderou.

Reservado, William preferiu não falar com quais opções o Bahia trabalha para substituir Cristóvão Borges. O diretor de futebol Tricolor diz que qualquer anúncio neste momento poderia atrapalhar as negociações e chamar a atenção de clubes rivais.

- Temos por princípio não externar os nomes. Achamos prudente não expor a negociação para não chamar a atenção dos adversários que também estão procurando técnico – afirmou.

CONTRATAÇÃO DE JOGADORES

Além de um novo técnico, William Machado também avalia a contratação dos primeiros reforços para 2014. O cartola tricolor disse que pretende formar uma equipe forte e revelou já ter definido o perfil de atletas que podem desembarcar no Fazendão.

- Precisamos ter um critério maior quanto às contratações. Obviamente vamos errar em algumas. O ser humano não é infalível. Mas o Bahia não pode ser a última opção de um jogador. O Bahia tem que ser a opção que o jogador tem o prazer de defender e que saiba a responsabilidade que é vestir a camisa. Esse é o perfil que vamos buscar para melhorar a performance do Bahia, que não pode se contentar em ficar comemorando não ser rebaixado – assegurou William Machado.

Segundo o cartola, a contratação de atletas que não deram certo em outros clubes não está descartada.

- A gente não vê a contratação de jogador que não deu certo em um clube e pode dar certo no Bahia como refugo. A gente vai ter sim atletas que não foram bem em um clube e podem se tornar ídolos no Bahia – garantiu.

William promete dar muita atenção à base do Bahia

Anderson Talisca, Madson, Jussandro, Feijão, Ítalo Melo, Erick, Zé Roberto, Anderson Melo e Nadson. O elenco profissional do Bahia em 2014 pode contar com nove jogadores oriundos das categorias de base do clube. E isso agrada o novo gestor de futebol.

William Machado, na primeira entrevista como diretor do departamento de futebol, prometeu dar atenção especial aos times da base e, após anunciar o novo treinador do elenco profissional, cobrar dele o mesmo nível de atenção para garotada.

“Eu vou acompanhar de perto. Vou assistir aos treinamentos e alguns jogos. E isso não será só eu. O técnico e o auxiliar que fizerem parte dos profissionais também vão acompanhar. Até porque é o caminho mais curto para você minimizar a diferença financeira do mercado, que está muito inflacionado. Não abro mão desse acompanhamento dia a dia com a divisão de base”, declarou em entrevista a rádio Transamérica.

O nome do novo treinador ainda é motivo de mistério. Fala-se muito em Claudinei Oliveira, Guto Ferreira e Marquinhos Santos. Os três fazem parte da lista, mas William admite que também possui outras opções.

“Nós temos mais nomes. Esses três nomes são importantes no cenário nacional, são jovens e com a mentalidade moderna. Não estamos excluindo o técnico com a idade acima dos demais até porque a idade não interfere, mas a mentalidade, sim”, despistou.


Fonte: GE.COM e Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Thiago Braga/Sportv.com e Daniel Augusto Jr/Agência Estado