Postado por - Torcidabahia

Xalaiálaiá: Bahia volta a Pituaçu e encara CRB por 3º triunfo consecutivo; Ficha Técnica

Bahia retorna ao estádio em que conquistou o acesso para a Primeira Divisão em 2010. Jogo contra o CRB está marcado para sexta-feira, às 19h15 (de Brasília)

Em 2010, Pituaçu foi a casa do Bahia na campanha do acesso para a Série A (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Baêa, estaremos contigo. Você é minha paixão. Não importa o que digam, sempre levarei comigo minha faixa tricolor e no peito o Esquadrão. Pituaço me espera pra começar a festa. Xalaiálaiá, xalaiálaiá, xalaiálaiá, vamos subir, Esquadrão!”

Esse foi o cântico que acompanhou o Bahia até o acesso na Série B de 2010. Com a Fonte Nova interditada após o desabamento de parte da arquibancada, o Tricolor fez de Pituaçu uma nova casa e mostrou que se sentia bem à vontade no estádio apelidado carinhosamente de “Pituaço”. Foram 19 partidas na Segunda Divisão daquele ano, com dez triunfos, seis empates e três derrotas, aproveitamento de aproximadamente 63%. Embalado pelo “Xalaiálaiá”, o time baiano retornava para a Primeira Divisão, e Pituaçu ganhava a fama de caldeirão entre os torcedores.

O tempo passou, em 2013 o Bahia trocou de casa e seguiu para a moderna Arena Fonte Nova, construída com o padrão Fifa para receber jogos da Copa do Mundo. Para o torcedor, ficou o saudosismo, e a letra da música que serviu de inspiração para o acesso precisou ser modificada. No lugar de “Pituaço”, entrou o “Fonte Nova”. Nesta sexta-feira, contudo, a torcida tricolor poderá cantar a letra original. De volta a Pituaçu, o Bahia enfrentará o CRB, às 19h15 (horário de Brasília), pela oitava rodada da Série B. Chance de time e torcida matarem a saudade e provarem que o caminho do acesso passa pela mística do estádio.

A partida contra o CRB estava inicialmente marcada para a Arena. A pedido do consórcio que administra o estádio, foi transferida para Pituaçu. No estádio, o Bahia terá a chance de emplacar o terceiro triunfo consecutivo na Série B – venceu Paysandu e Goiás nas últimas rodadas, além de se firmar no G-4 e dar mais um passo na direção do retorno à Série A.

Edigar Junio treinou e está à disposição de Doriva para a partida (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

Desfalque na última rodada por conta de uma dor muscular na coxa, o atacante Edigar Junio volta a ficar à disposição de Doriva. A formação titular tricolor é um mistério. O treinador decidiu fechar o único treino que contou com todo o elenco. Existe a possibilidade de mudanças, com Hayner e Tinga na disputa por uma vaga na lateral direita, e Thiago Ribeiro, Luisinho e Edigar Junio em concorrência no setor ofensivo. A tendência é que o time seja escalado com Marcelo Lomba; Tinga (Hayner), Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Juninho, Danilo Pires, Renato Cajá e Luisinho (Thiago Ribeiro), Hernane.

O goleiro Marcelo Lomba, que disputou a primeira partida pelo Bahia em 2011, lembra bem do período em que Pituaçu era a casa tricolor. Ele espera que o time consiga fazer um bom papel contra o CRB para manter o histórico favorável do estádio.

- Quando cheguei, peguei uma época de Pituaçu sempre muito cheio, eram 30, 35 mil pessoas. A gente tem uma identificação. Foi aqui que duas vezes o Bahia conquistou dois campeonatos baianos. Teve o acesso, que eu não participei. Bahia tem uma história aqui. O campo é muito bom. Para torcida, é um lugar legal. Mas a gente sabe que o mais importante é chegar aqui, fazer um bom futebol, vencer e, se Deus quiser, convencer, para a gente se afirmar na competição.

A última vez que o Bahia mandou uma partida em Pituaçu foi na temporada passada, novamente a pedido do consórcio que administra a Arena. O jogo em questão foi contra o Paysandu, pela terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor venceu por 2 a 0, e por falta de um gol não conquistou a classificação.

Nesta temporada, o Tricolor atuou em Pituaçu em duas ocasiões, ambas como visitante. Com o Adauto Moraes (Juazeiro) e Joia da Princesa (Feira de Santana) em reforma, Juazeirense e Fluminense de Feira optaram por mandar partidas no estádio da capital baiana. O Bahia venceu os dois adversários – 2 a 0 sobre o Touro do Sertão e 3 a 2 sobre Cancão de Fogo.

No histórico geral, desde 2009 o Bahia atuou 148 vezes em Pituaçu, com 80 triunfos, 42 empates e 29 derrotas, aproveitamento total de 63%.

Thiago Ribeiro e Luisinho brigam por vaga na esquerda do ataque tricolor (Foto: Arte / GloboEsporte.com)

CRB

Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Juninho, Renato Cajá e Danilo Pires; Luisinho (Thiago Ribeiro) e Hernane Brocador. Técnico: Doriva.

Pendurados no Bahia: Feijão, Luisinho, Hernane, Lucas Fonseca e Zé Roberto;

CRB: Juliano; Bocão, Adalberto, Boaventura e Diego; Olívio, Somália, Galdezani, Gerson Magrão e Luidy (Rodolfo); Lúcio Maranhão. Técnico: Mazola Júnior.

estao-de-fora-faixa

Bahia: Mário, Yuri e Gustavo se recuperam de cirurgias.

CRB: 

ficha-tecnica-faixa

4-4-2 BAHIA BAHIA CRB CRB 4-4-2
M. Lomba GOL GOL Juliano
Tinga LAD ZAD Bocão
L. Fonseca ZAD
LAD Adalberto
Jackson ZAE ZAE Boaventura
Moisés MEC LAE Diego
Feijão VOL VOL Olívio
D. Pires MEC VOL
Somália
Luisinho MEC
MEC
Galdezani
Juninho MEC ATA G. Magrão
Thiago Ribeiro ATA
ATA
Luidy
Hernane ATA ATA L. Maranhão
Doriva TEC TEC Mazola Júnior
RESERVAS
Campeonato Brasileiro Série B - 8ª Rodada
Local :  Pituaçu (Salvador)
Data :  10/06/2016
Horário :  19h15
Público : 
Árbitro :  Sebastiao Rufino Ribeiro Filho
Assistentes :  Fabiano da Silva Ramires e Francisco Chaves Bezerra Junior

Leia também:
Bahia x CRB: com Edigar Junio, Doriva relaciona 21 jogadores para a partida
Para vencer o CRB, Bahia terá que suar um pouco, diz Marcelo Lomba
Já está publicada no BID da CBF a rescisão de Henrique com o Bahia
Bahia finalizou sua preparação para enfrentar o CRB

Fonte: Ge.com