Postado por - Newton Duarte

Ypiranga, o 'Mais querido', busca se reerguer

'Mais querido' busca se reerguer para voltar a brigar com dupla Ba-Vi

Com torcedores ilustres, como Irmã Dulce e Jorge Amado, Ypiranga está na segunda divisão estadual e tenta voltar aos tempos de glórias

Que Bahia e Vitória dominam o cenário do futebol baiano, disso ninguém duvida. Mas quem é “o mais querido?”. A resposta: Ypiranga, detentor de dez títulos estaduais, atrás apenas da dupla Ba-Vi entre os maiores vencedores. E o clube vai além, já que conta em sua torcida com dois dos baianos mais ilustres, Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, e o escritor Jorge Amado. Suficiente para se manter os principais clubes do estado? Não. Hoje o Ypiranga disputa a Série B do Campeonato Baiano, onde está desde 2000, e os bons tempos estão apenas na memória dos torcedores.

Irmã Dulce, que pode se tornar a primeira santa nascida no Brasil, era uma típica criança apaixonada por futebol, que corria ao Campo da Pólvora, perto de sua residência, para jogar bola. A torcida sempre foi pelo Ypiranga, herdada do pai, e o clube só não contava com seu apoio nas arquibancadas quando ela acabava de castigo.

Jorge Amado declamava seu amor incondicional pelo Ypiranga

– As brincadeiras dela eram guerra de mamona, empinar pipa, mas a relação especial era com futebol. Com sete anos, já jogava bola no Campo da Pólvora e, naquele processo de escolha, ela era muito escolhida porque tinha um chute potente. Quando ela fazia alguma coisa, o pai dizia no domingo: “Hoje você não vai no estádio". Depois ela ficava profundamente triste e, com certeza, mudava o comportamento. O temor de não ir ao estádio ver o Ypiranga jogar era terrível para ela – conta Oswaldo Golveia, assessor das Obras Sociais Irmã Dulce.

O Ypiranga foi fundado por trabalhadores em 1906 e um dos primeiros a aceitar negros. Era o clube mais popular da Bahia, e sempre presta homenagens à Irmã Dulce, falecida em 1992. Numa entrevista, ela puxa pela memória a grande paixão da infância.

- Até os 13 anos ia todo domingo na Graça para o futebol. Meu (jogador) preferido era Popó. Se ele fosse vivo hoje era Pelé, era danado na bola - relembrava, com sorrisos, Irmã Dulce.

Apolinário Santana, o Popó, foi o ídolo também de outro baiano ilustre, Jorge Amado. Além das palavras, o romancista era apaixonado por futebol. Segundo o neto do escritor, João Amado Filho, até o fim da década de 60 o avô ia ao estádio e muitas vezes ao lado de companhias ilustres, como o poeta chileno Pablo Neruda, como ocorreu em certa ocasião na Fonte Nova.

Irmã Dulce amava o futebol e o Ypiranga desde os tempos de criança

- No futebol, o Ypiranga representou o que a literatura dele representou na Bahia, foram quebras de paradigmas. Ele colocou o negro como agente, assim como o Ypiranga deu oportunidade ao negro de ser jogador futebol - destaca o neto de Jorge Amado.

Apesar dos dez títulos estaduais, a última conquista foi no longínquo 1951. O rebaixamento, em 1999, levou o clube quase ao fim. A vida no bairro da Vila Canária é difícil, o campo não tem gramado, e a piscina, sem água, virou quadra para bater bola e andar de bicicleta. Um projeto social mantém crianças da comunidade na escolinha do clube. Uma das principais fontes renda é o aluguel de parte do espaço para um parque de diversões. A área está degradada, mas a situação já foi pior.

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Marqueteiros, consultores, vipinhos e vipões, atenção: Estádio não é lugar para o 'Rei do Camarote'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- O clube já não tinha mais conta bancária, não tinha um centavo, não tinha atleta nenhum, não tinha praticamente nada. O início foi muito difícil, as pessoas já achavam que o Ypiranga já tinha morrido e estava fechado, e estava quase fechando mesmo. Para tocar esse trabalho foi necessário um aporte financeiro de pessoas físicas - relembra o atual presidente Emerson Ferretti, ex-goleiro de Bahia, Vitória, Grêmio e Flamengo.

Neste ano, o Ypiranga ficou mais uma vez pelo caminho na Série B do Campeonato Baiano. Na primeira fase, o clube acabou em quarto lugar entre as cinco equipes do Grupo 1.

Saudade Futebol Clube - SporTV Repórter (Foto: SporTV)

Piscina do Ypiranga, sem água, serve hoje de quadra improvisada na Vila Canária


Fonte: SporTV Repórter

Fotos: SporTV